Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Marina Silva anuncia criação de coalizão de combate ao crime ambiental

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Para Marina Silva, coalizão reflete a consciência de que enfrentar os crimes ambientais exige ação multilateral efetiva - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Para Marina Silva, coalizão reflete a consciência de que enfrentar os crimes ambientais exige ação multilateral efetiva

Por Gabriela da Cunha, da Broadcast

redacao@viva.com.br
04/11/2025 | 19h56
Rio, 04/11/2025 - A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou a formação da Coalizão pela Ação Multilateral contra os Crimes que afetam o Meio Ambiente. O objetivo é que governos, organizações internacionais e sociais, além do setor privado, adotem protocolos comuns para o enfrentamento de crimes ambientais.
“Essa coalizão reflete a consciência de que enfrentar os crimes ambientais exige ação multilateral efetiva, baseada em cooperação, confiança e solidariedade internacional” disse na abertura da quarta Cúpula Global Anual da United for Wildlife, no Rio de Janeiro. A cúpula faz parte do programa United for Wildlife da The Royal Foundation, criado em 2013 pelo Príncipe William.
“O avanço de um marco jurídico, no âmbito da Convenção das Nações Unidas Contra o Crime Organizado Transnacional [Convenção de Palermo], é um avanço essencial”, exaltou.
 A nova coalizão para combater o crime ambiental é composta por África do Sul, Bolívia, Colômbia, Peru, São Tomé e Príncipe, Gabão, Panamá, República Democrática do Congo e Suriname.
“Sem uma base legal e sólida, não será possível combater de forma eficaz as redes criminosas que atuam contra a nossa biodiversidade, contaminam nossos rios e exploram povos indígenas e populações locais. Esperamos que esta mobilização global avance até a Conferência das Partes prevista para outubro de 2026 [COP31]”, disse.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias