Adobe Stock
São Paulo, 26/05/2025 - A inversão da pirâmide etária no País está próxima, o que significa que em poucos anos, o Brasil será um país com mais velhos do que jovens. E como será o futuro da população 50+ no Brasil? O Portal Viva chega para colocar luz sobre essa realidade e acompanhar essa jornada de longevidade com muita informação sobre os assuntos mais relevantes para a população 50+.
Saúde e bem-estar, carreira, educação, cidadania e direitos, economia, políticas públicas, previdência, cultura, estilo de vida, viagem e tecnologia são alguns dos temas que terão acompanhamento diário da equipe de reportagem do Portal.
O Viva já conversou com várias personalidades para a produção das reportagens e outras acabaram de conhecer o site, mas todas são unânimes em ressaltar a importância de ter um veículo de comunicação focado para este público.
A economia prateada será responsável por movimentar R$ 3,8 trilhões em 2044, o que representa 35% do consumo domiciliar privado, que está projetado em R$ 10,8 trilhões, segundo a pesquisa "Mercado Prateado: consumo dos brasileiros 50+", que integra o projeto Brasil Prateado, realizada pelo Data8.
“Ter um portal como este, dedicado a informar, inspirar e apoiar o público 50+, é fundamental para valorizarmos quem tem muito a contribuir e para combatermos o etarismo, promovendo longevidade com mais qualidade de vida, protagonismo e oportunidades.”
“Acredito fortemente no aprendizado ao longo da vida. Em qualquer etapa, é preciso estar disposto a sair da zona de conforto, a ganhar conhecimentos em novas áreas e a aprender continuamente para acompanhar o ritmo das mudanças do nosso tempo.
A idade não é um limitador e a prova é a atitude de muitos aprendizes com mais de 50 anos. Eles sabem o quanto aprender é sinônimo de longevidade, nos traz mais vontade de viver e de descobrir coisas novas. Tenho na minha família o exemplo da minha avó que pôde estudar depois dessa idade. Desejo uma vida inteira de aprendizado ao projeto Viva e à sua audiência.”
Renata Mielli, coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
"O fortalecimento do jornalismo é fundamental para garantir a integridade da informação, principalmente em tempos de fragmentação de notícias e tanta fake news circulando nas redes sociais. Saúdo o novo portal Viva, que irá contribuir para que os leitores estejam bem-informados e possam tomar decisões seguras sobre os mais diversos temas."
"Nós, do Grupo Boticário, celebramos o lançamento do Portal Viva e de iniciativas que oferecem visibilidade e representatividade a uma faixa etária em constante crescente no Brasil, e contribuem para a busca de uma sociedade mais diversa e livre de preconceitos, pois a mudança é coletiva e deve ter o envolvimento de todos.
Levar informações relevantes sobre temas relacionados ao público 50+ é essencial, pois impulsiona mudanças estruturais com foco na transformação da sociedade.
Por isso, contar com veículos que entregam esse tipo de conteúdo qualificado amplia o debate sobre questões como o combate ao etarismo, pauta que está diretamente conectada às nossas iniciativas.”
“Estamos vivendo uma revolução da longevidade. Nunca tivemos tantas pessoas com 50, 60, 70 anos ativas, conectadas e querendo consumir informação. Mas, junto com isso, surgem muitos conteúdos que nem sempre têm qualidade — e, em alguns casos, até oportunistas.
Pesquisas mostram que o público 65+ é um dos que mais compartilham notícias falsas. E isso não tem a ver com ingenuidade, mas com a falta de espaços de confiança.
É por isso que ter um portal como o Viva faz toda a diferença. Um lugar com curadoria, com credibilidade, que entende esse público e entrega conteúdo de qualidade. Isso é fundamental para seguirmos valorizando e fortalecendo a maturidade no Brasil.”
Sonia Consiglio, jornalista e referência em sustentabilidade/ESG
Cada etapa da vida tem suas particularidades e peculiaridades, e conseguimos viver melhor com informação. Neste sentido, o público 50+ tem se mostrado um dos mais interessantes do ponto de vista de potencialidade de renovação, de potencial de fazer transformações e mudanças.
O Portal Viva vem trazer conteúdo de altíssima qualidade, com jornalistas experientes e uma proposta acolhedora de tratar os temas que a gente precisa saber nesta fase da vida tão especial, de tantas mudanças e de tanta maturidade. É fundamental um portal como este. Parabéns e vida longa ao Viva.
Marcos Calliari, CEO da Ipsos Brasil
“Nossas pesquisas mais recentes têm apontado para uma geração 50+ mais feliz e menos estressada do que gerações mais novas.Com índices de estresse consideravelmente menores, como os 19% dos homens Baby Boomers em comparação aos 33% dos homens da Geração Z e os 25% das mulheres Baby Boomers em comparação aos 46% das mulheres da geração Z, isso nos sinaliza como a população 50+ pode contribuir para apontar caminhos e alternativas, além de ser referência para outras gerações.Projetos como o Viva são importantes para dar ainda mais protagonismo e visibilidade para modos de vida 50+, sem deixar o senso crítico de lado para ampliar sua integração à sociedade e melhorar ainda mais sua qualidade de vida.”
O Portal Viva, voltado para o público 50+, chega para romper, de vez, a miopia do mercado. Muito mais do que um canal de conteúdo, é uma potente plataforma de marketing de pertencimento, que coloca os maduros como protagonistas, consumidores exigentes, digitais e cheios de desejos.
Esse espaço ajuda as marcas a enxergar além dos estereótipos, ativa conversas, gera conexão real e deixa claro: ignorar quem movimenta trilhões na Economia Prateada é miopia. Porque marketing aqui não é só sobre vender; é sobre representar, incluir e gerar conexão de verdade.”
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.