ONS prevê consumo de eletricidade menor em janeiro e estima alta anual de 1,4%
Envato
Por Ludmylla Rocha, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 30/12/2025 - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a projeção de consumo de eletricidade no Sistema Interligado Nacional (SIN) ao longo de janeiro de 2026 e agora estima uma carga de 84.462 megawatts médios (MWmed) para o próximo mês. Se confirmada, esta carga representará uma alta anual de 1,4% e não mais de 1,6%, como previsto anteriormente.
No Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do País, o órgão setorial passou a projetar uma redução anual de 0,9%, se confirmados os 46.709 MWmed agora estimados para o próximo mês. A projeção anterior era de uma queda 1,1% em comparação a janeiro deste ano.
Leia também: Justiça de SP determina que Enel restabeleça luz em até 12 horas
No Sul, o ONS passou a prever uma carga de 15.102 MWmed para o próximo mês, uma variação positiva de apenas 5 MWmed, que não alterou a queda porcentual prevista de 0,1% em relação ao observado um ano ante.
No Nordeste, por sua vez, a expectativa de consumo teve uma queda de 0,8 ponto porcentual (p.p.), e agora a expectativa é uma alta anual de 6,2% se registrados os 14.230 MWmed esperados para o primeiro mês de 2026.
Por fim, no Norte, a expectativa de carga para janeiro caiu 1,5 p.p. e ficou em 8.422 MWmed, que representa uma alta anual de 10% se os valores se concretizarem.
As informações estão no boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) para a próxima semana operativa, que foi divulgado nesta terça-feira, 30, pelo ONS.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
