Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

PF prende dono do Banco Master em tentativa de fuga do País

Divulgação/Banco Master

Empresário é alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada na manhã desta terça-feira com o objetivo de combater crimes contra o Sistema Financeiro Nacional - Divulgação/Banco Master
Empresário é alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada na manhã desta terça-feira com o objetivo de combater crimes contra o Sistema Financeiro Nacional
Paula Bulka Durães
Por Paula Bulka Durães paula.bulka@viva.com.br

Publicado em 18/11/2025, às 11h54

São Paulo, 18/11/2025 - A Polícia Federal (PF) prendeu o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), enquanto tentava deixar o País, em operação que investiga suspeitas de crimes na venda da instituição para o Banco de Brasília (BRB).

O empresário é alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada na manhã desta terça-feira com o objetivo de combater crimes contra o Sistema Financeiro Nacional por meio da emissão de títulos falsos por instituições financeiras.

Leia também: BC decreta liquidação extrajudicial do Banco Master

Ele foi preso um dia após a Fictor Holding Financeira manifestar interesse em comprar o Banco Master. Em setembro, a venda de uma parte da instituição para o BRB foi reprovada pelo Banco Central (BC).

Além de Vorcaro, foram expedidos outros quatro mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

Outro desdobramento da operação foi a liquidação extrajudicial do Banco Master, anunciada em comunicado pelo Banco Central.

De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas no ano passado, após pedido do Ministério Público Federal. A suspeita é que o Banco Master vendia títulos ao BRB e, após fiscalização do Banco Central, substituía-os por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária (gestão com risco elevado) e organização criminosa.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias