Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Procon-SP intensifica ações para proteger consumidores na Black Friday

Divulgação

No interior do estado, o Procon Móvel vai circular por cinco cidades: Marília, Jaú, Botucatu, Jundiaí e Jacareí - Divulgação
No interior do estado, o Procon Móvel vai circular por cinco cidades: Marília, Jaú, Botucatu, Jundiaí e Jacareí

Por Alexandre Barreto, especial para o Viva

redacao@viva.com.br
Publicado em 06/11/2025, às 18h33 - Atualizado às 18h46

São PAulo, 06/11/2025 - O Procon-SP elaborou uma série de iniciativas para orientar e proteger o consumidor paulista durante o período de promoções da Black Friday 2025. O órgão prepara ações presenciais, atendimentos digitais e uma pesquisa inédita sobre hábitos de compra para reduzir golpes e problemas de consumo.

Além disso, o Procon-SP está intensificando as atividades de fiscalização e atendimento. Em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, equipes prestarão orientação nas estações de trem e metrô de São Paulo. No interior do estado, o Procon Móvel vai circular por cinco cidades: Marília, Jaú, Botucatu, Jundiaí e Jacareí. O objetivo é oferecer suporte sobre cobranças indevidas, produtos não entregues, descontos abusivos e superendividamento.

Leia também: Vai comprar na Black Friday? Vejas as dicas do Procon-SP para evitar golpes

O órgão também ampliou o atendimento digital. Um atalho no site do Procon-SP direciona as reclamações específicas de Black Friday, garantindo uma análise mais ágil dos casos. Também serão publicadas dicas nas redes sociais sobre como verificar a reputação das lojas, comparar preços e evitar fraudes.

Outra novidade é a pesquisa inédita “De Olho na Black Friday: O que pensam os consumidores sobre preços e promoções”, disponível até 16 de novembro. O levantamento busca entender como os consumidores percebem as ofertas e como tomam suas decisões de compra, auxiliando o órgão na formulação de políticas de proteção mais eficazes.

O Procon-SP também enviou cartas de recomendação às dez empresas mais reclamadas em 2024, reforçando boas práticas de como divulgar preços de forma transparente, aplicar descontos sobre o menor valor dos últimos 60 dias e garantir prazos de entrega.

Durante todo o mês, equipes de fiscalização monitoram sites e lojas físicas para identificar ofertas enganosas e possíveis violações ao Código de Defesa do Consumidor. Segundo o Procon-SP, as empresas flagradas descumprindo a legislação estarão sujeitas às penalidades previstas.

No dia 25 de novembro, às 14h, será transmitida a palestra online “De Olho na Black Friday 2025", com orientações práticas sobre direitos do consumidor, arrependimento em compras online, trocas e formas de pagamento. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro no site do Procon-SP. Para participar, clique aqui.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias