Relembre o elenco completo do Corinthians no título histórico de 1977

Divulgação/site Meu Timão

Em 13 de outubro de 1977, o Corinthians encerrava o maior jejum de títulos de sua história - Divulgação/site Meu Timão
Em 13 de outubro de 1977, o Corinthians encerrava o maior jejum de títulos de sua história

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 04/05/2025, às 10h08 - Atualizado às 11h00

Em 13 de outubro de 1977, o Corinthians encerrava o maior jejum de títulos de sua história —foram 23 anos sem levantar uma taça. A vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, no Morumbi lotado, com gol de Basilio, virou um dos capítulos mais emocionantes do futebol brasileiro.

Essa conquista não foi apenas um título do Campeonato Paulista: foi uma libertação. Um marco. Um símbolo da força da Fiel. Relembrar esse elenco é revisitar a alma corinthiana. Cada nome daquela equipe carrega um pedaço da história do clube.

O time base do título de 1977

  • Tobias: Goleiro firme, discreto, mas muito seguro. Defendeu o Corinthians entre os anos de 1974 e 1980 e participou da Invasão Corintiana no Maracanã, no Brasileirão de 76. Hoje vive tranquilamente no interior de São Paulo.
  • Zé Maria: O "Super Zé", símbolo de raça. Lateral-direito, estava no clube desde os anos 70 e virou ídolo eterno. Atualmente mora em São Paulo e trabalha em um projeto na Fundação Casa.
  • Moises: Zagueiro técnico e seguro, era o líder da defesa. Em 2008 faleceu em decorrência de um câncer no pulmão descoberto enquanto trabalhava na Arábia Saudita. 
  • Ademir: Teve papel fundamental durante o Campeonato Paulista de 77, devido a suspensão do titular Zé Eduardo. Jogou pelo Corinthians de 1972 a 1978. Depois de se aposentar voltou para Santa Bárbara D´Oeste, no interior paulista, onde comenta futebol na rádio local.
  • Wladimir: Dono da lateral esquerda, um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisa do Corinthians. Atualmente mora na capital paulista e esporadicamente atua no time máster do Corinthians.
  • Ruço: Volante de marcação, além do título do Paulistão, foi o autor do gol contra o Fluminense, no Brasileirão de 76, na Invasão Corintiana. Após encerrar sua carreira, retornou para Irajá, no Rio de Janeiro, onde faleceu em 2012 vítima de um AVC. 
  • Basílio: O heroi do título. Meio-campista com faro de gol, marcou o tento mais importante da história recente do clube. Atualmente mora na zona norte de São Paulo e participa regularmente de eventos relacionados ao clube alvinegro.
  • Luciano: Substituto do Palhinha que não pode atuar durante a final de 1977, Luciano foi contratado naquele mesmo ano e, apesar de pouca, sua atuação chamou atenção. Saiu do time no ano seguinte, trabalhou como treinador e atualmente mora em Recife.  
  • Vaguinho: Na decisão contra a Ponte Preta, em 77, foi o responsável pelo chute na trave, antes do gol de Basílio. Atualmente joga no time de veteranos do Corinthians.
  • Geraldão: Artilheiro no Campeonato Paulista de 77, encerrou sua carreira em 1989 no modesto Garça, do interior de São Paulo. Atualmente trabalha em uma escolinha de futebol na capital paulista.
  • Romeu: Canhoto habilidoso, ajudava na criação ofensiva e chegou a ser o grande destaque de várias partidas. Atualmente mora em Barueri e trabalha como vendedor de consórcio, além de jogar pelos veteranos da cidade.

Mais do que levantar uma taça, o título de 1977 devolveu a autoestima a uma torcida apaixonada. Foi o início de uma nova era, de um Corinthians que aprenderia a brigar por tudo —e que, décadas depois, conquistaria o mundo.

O time do Campeonato Paulista de 1977 é eterno. Cada jogador, cada lágrima, cada grito naquela noite mágica no Morumbi está gravado para sempre na alma do Corinthians. Uma história que jamais será esquecida.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias