Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 18/08/2025 - O corpo envia sinais diariamente, mas muitos passam despercebidos. Entre eles, a língua é considerada uma das principais janelas para o estado geral de saúde.
Alterações em sua cor, textura e aparência podem indicar desequilíbrios no organismo muito antes de exames laboratoriais detectarem qualquer problema.
Leia também: Diabetes: 9 sinais de alerta que você não pode ignorar
De acordo com o farmacêutico homeopata Jamar Tejada a cor, textura, placas ou saburra na língua importam e merecem atenção.
Na homeopatia, cada detalhe importa. A cor, a textura, a presença de fissuras, placas ou saburra na língua, assim como o aspecto da pele, das unhas e os padrões de sono, compõem um retrato único de como o organismo reage às suas condições internas e externas"
A cor da língua é um dos sinais mais perceptíveis e pode fornecer pistas importantes sobre a saúde. Uma língua saudável apresenta tonalidade rosa, com pequenas saliências por toda a superfície. Já mudanças significativas na cor podem indicar condições subjacentes, como:
Leia também: Especialistas alertam sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, garganta e laringe
Pode sugerir deficiência de nutrientes ou energia vital reduzida.
Associada a processos inflamatórios ou excesso de calor interno.
Geralmente resultado de acúmulo de bactérias, má higiene bucal ou sobrecarga digestiva e hepática.
Leia também: Após reclamações, Colgate encerra fabricação do creme dental Total Clean Mint
Pode indicar boca seca, consumo de certos alimentos ou efeitos de medicamentos.
Conhecida como língua de morango, pode estar relacionada a alergias, deficiência de vitaminas ou condições inflamatórias.
Frequentemente causada por acúmulo de queratina, higiene inadequada, tabagismo ou efeitos de medicamentos.
Indicam problemas mais graves, como excesso de bactérias, falta de oxigênio no sangue ou distúrbios circulatórios. Nesses casos, a avaliação médica imediata é recomendada.
Leia também: Dor de cabeça que não passa? O problema pode estar na sua boca
A homeopatia valoriza a observação de múltiplos aspectos do corpo, não apenas a língua.
A pele, por exemplo, pode indicar desequilíbrios internos por meio de manchas, ressecamento, coceiras ou sensibilidade.
As unhas também oferecem informações sobre a assimilação de nutrientes e a energia do organismo.
Leia também: Roer unhas faz mal? Veja os riscos à saúde e como parar
Padrões de sono, como dificuldade para adormecer ou despertamentos frequentes, completam o quadro clínico.
Duas pessoas com insônia podem receber tratamentos completamente diferentes, porque a causa, o horário de piora, o humor, a língua e outros sinais não serão iguais", ressalta Tejada.
Algumas práticas ajudam a preservar a saúde bucal e a aparência da língua.
Evitar produtos de tabaco e visitar o dentista periodicamente também contribuem para prevenir alterações na cor e na textura da língua.
Leia também: Conselho de Odontologia alerta para riscos do morango do amor
A observação diária da língua e de outros sinais do corpo pode ser uma forma de detectar desequilíbrios precocemente, reforçando a importância de um olhar atento para a própria saúde e da busca de orientação profissional quando necessário.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.