Reunião Trump-Putin será em base militar usada para conter a Rússia na Guerra Fria

Airman 1st Class Owen Davies / Força Aérea dos EUA

A  Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, teve papel estratégico fundamental na vigilância e dissuasão da União Soviética - Airman 1st Class Owen Davies / Força Aérea dos EUA
A Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, teve papel estratégico fundamental na vigilância e dissuasão da União Soviética

Por Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 13/08/2025, às 19h36

Washington, 13/08/2025 - Em uma reviravolta irônica, a cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, para discutir a guerra na Ucrânia, será realizada em uma base militar no Alasca que foi crucial para conter a União Soviética no auge da Guerra Fria. O encontro ocorrerá nesta sexta-feira na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, segundo um funcionário da Casa Branca que falou sob condição de anonimato para discutir o planejamento interno.

A base, criada em 2010 com a fusão da Base Aérea Elmendorf e do Forte Richardson do Exército, teve papel estratégico fundamental na vigilância e dissuasão da União Soviética durante grande parte da Guerra Fria. Ao longo de sua história, abrigou grande número de aeronaves e radares para detectar atividade militar soviética e possíveis lançamentos nucleares, sendo apelidada de "Cobertura Superior da América do Norte", segundo o site da base.

Leia também: Encontro com Putin será apenas para sondar soluções para a guerra, diz Trump

Embora boa parte do equipamento militar tenha sido desativada, a base ainda abriga esquadrões de aeronaves estratégicas, incluindo o caça furtivo F-22 Raptor. Aviões do local também interceptam regularmente aeronaves russas que se aproximam do espaço aéreo dos EUA.

A ironia de Putin visitar uma base militar americana que serviu para conter ameaças russas ocorre enquanto Trump tenta fechar um acordo de cessar-fogo na Ucrânia. Autoridades ucranianas e europeias temem que a reunião, da qual foram excluídas, resulte em um desfecho favorável aos objetivos russos. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias