Rio registra 450 atendimentos de saúde por causa do calor extremo
Tomaz Silva/Agência Brasil
26/12/2025 | 19h53
São Paulo, 26/12/2025 - Dos 1.347 atendimentos médicos registrados nos últimos três dias no Rio de Janeiro (RJ), 33,4% estavam relacionados ao calor excessivo (450 casos). As informações são da Agência Brasil, com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Deste total, os sintomas mais comuns associados às altas temperaturas foram tontura, fraqueza, desmaios e queimaduras solares. Desde a véspera de Natal, a cidade está no Estágio 3 de calor, com temperaturas entre 36°C e 40°C – a escala vai até 5. Em todo o estado, os 92 municípios foram advertidos sobre o calor intenso.
Leia também: Governador de SP pede para população economizar água
A onda de calor que afeta partes do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País e que elevou as temperaturas na semana do Natal deve se prolongar até a próxima segunda-feira, dia 29, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, para a região, indicando temperaturas 5°C acima da média por mais de cinco dias, com alta probabilidade de risco à vida, danos e acidentes; confira as dicas da Prefeitura para se prevenir.
Como se proteger?
- Aumente a ingestão de líquidos, como água ou sucos de frutas naturais, mesmo sem sentir sede;
- Consuma alimentos leves, como frutas e saladas;
- Use roupas leves e frescas;
- Evite bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
- Evite exposição direta ao Sol, principalmente entre 10h e 16h;
- Em caso de mal-estar, tontura ou outros sintomas, procure uma unidade de saúde.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
