Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Risco de alagamento em SP: frente fria trará chuvas intensas

Fernando Frazão / Agencia Brasil

O alerta aponta chances de chuva intensa, com possíveis alagamentos, ventos fortes, transbordamento de rios e deslizamentos em áreas de risco. - Fernando Frazão / Agencia Brasil
O alerta aponta chances de chuva intensa, com possíveis alagamentos, ventos fortes, transbordamento de rios e deslizamentos em áreas de risco.

Por Joana Gianfaldoni com Broadcast

redacao@viva.com.br
16/12/2025 | 11h34 ● Atualizado | 14h34

São Paulo, 16/12/2025 - Com o avanço de uma frente fria, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão com alerta vermelho para acumulados de chuva, com início na tarde de terça-feira (16) até a manhã de quarta-feira (17). O alerta aponta chances de chuva intensa, com possíveis alagamentos, ventos fortes, transbordamento de rios e deslizamentos em áreas de risco.

Leia também: Vendaval provocou danos no imóvel, de quem é a conta: sua ou do condomínio?

O nível vermelho é o patamar mais alto, quando o risco é elevado e os impactos podem ser graves. De acordo com o IMNET (Instituto Nacional de Meteorologia) pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e há risco de corte de energia.

Intruções para a sua segurança:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia também: Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


Planos de contingência

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou às distribuidoras de eletricidade que atuam nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro que reforcem seus planos de contingência para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica durante os próximos dias, dado o risco de desligamentos em diversas unidades consumidoras em função dos eventos climáticos.

Segundo a Aneel, os planos devem contemplar mobilização adicional de equipes treinadas e capacitadas para atuar na recomposição do sistema de distribuição em caso de falhas, além de procedimentos de interlocução com órgãos públicos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, além de autoridades locais.

Leia também: Enel acumula mais de R$ 77 milhões em multas aplicadas pelo Procon-SP

O comunicado enviado à distribuidoras solicita também que as concessionárias encaminhem à agência reguladora informações preliminares de ocorrências relevantes nas redes de distribuição.

Embora tenha caráter preventivo, a Aneel alerta que o descumprimento das orientações poderá resultar em processos de fiscalização e aplicação de sanções previstas na regulação setorial.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias