Seca se intensifica em 4 regiões do País e fica estável apenas no Centro-Oeste

Rovena Rosa/Agência Brasil

São Paulo e outros 6 estados registraram seca em 100% de seu território, segundo o Monitor de Secas, da ANA - Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo e outros 6 estados registraram seca em 100% de seu território, segundo o Monitor de Secas, da ANA

Por Luciana Collet, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 22/09/2025, às 19h18
São Paulo, 22/09/2025 - A mais recente atualização do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), indica que o fenômeno se intensificou entre julho e agosto no Nordeste, Norte, Sudeste e Sul, permanecendo estável no Centro-Oeste.
 O Nordeste registrou a situação mais severa, com 15% da sua área com registro de seca extrema, que é a pior situação da região desde fevereiro de 2019. Já o Norte teve a condição mais branda.
Leia também: Novo relatório faz alerta sobre os perigos do aquecimento global até 2029
 Considerando a extensão da área com seca, houve redução do fenômeno somente no Sul e um aumento no Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste nesse período. Sete unidades da Federação registraram seca em 100% do território em agosto deste ano: Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Nos demais estados com registro do fenômeno, os porcentuais variaram de 4% a 96%. O Amapá e Roraima seguiram livres de seca.
 Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Amazonas lidera a área total com seca de agosto, seguido por Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Goiás. No total, entre julho e agosto, a área com o fenômeno aumentou de 4,2 milhões para cerca de 4,8 milhões de quilômetros quadrados (km²), o equivalente a 58% do território brasileiro.
Palavras-chave ANA Monitor de Secas seca

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias