TCU identifica 1,08 milhão de benefícios do INSS com indícios de irregularidades

Adobe Stock

Casos ocorreram em dezembro de 2023; Tribunal determina que INSS adote providências para mitigar riscos - Adobe Stock
Casos ocorreram em dezembro de 2023; Tribunal determina que INSS adote providências para mitigar riscos

Por Renan Monteiro, da Broadcast

[email protected]
Publicado em 09/07/2025, às 17h40 - Atualizado às 17h47
Brasília, 09/07/2025 - O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou hoje um relatório de acompanhamento com indícios de irregularidade na folha de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apontando o tal de 1.087.529 benefícios com indícios de pagamento indevido em dezembro de 2023. 
Há, por exemplo, 22.907 casos de acumulação indevida de benefícios. Outros casos são benefícios pagos a titulares com CPF cancelado ou nulo, benefícios pagos a titulares com indício de falecimento ou casos de pensão por morte superior ao teto.
Leia também: 1,8 milhão de pessoas pedem reembolso de descontos de associações no INSS
Foi determinado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que no prazo de 180 dias adote providências para mitigar os riscos apontados no relatório e avaliar o custo-benefício de revisar os benefícios identificados. O ministro Bruno Dantas foi o relator do processo.

Palavras-chave CPF INSS fraude irregularidade

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias