Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Trump se torna o rosto do descontentamento econômico após derrota eleitoral

RS/Fotos Públicas

Donald Donald Trump é derrotado pelo descontentamento econômico nas eleições em estados-chave realizadas ontem - RS/Fotos Públicas
Donald Donald Trump é derrotado pelo descontentamento econômico nas eleições em estados-chave realizadas ontem

Por Broadcast, com agências internacionais

redacao@viva.com.br
Publicado em 05/11/2025, às 17h50
Washington, 05/11/2025 - Após vencer as eleições de 2025 com a promessa de reduzir a inflação e alavancar a economia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta um cenário de crescente insatisfação popular. Após vitória dos democratas na Califórnia, Nova Jersey, Nova York e Virgínia, impulsionados pelo alto custo de vida e estagnação dos salários.
 A inflação acumulada de 3% nos últimos 12 meses - acima da meta estabelecida pelo Federal Reserve (Fed) e aliada à alta nos preços das moradias, alimentos e energia - reforça a percepção de que o governo não consegue cumprir as promessas econômicas estabelecidas na campanha eleitoral do ano passado. Pesquisas de boca de urna revelam que a economia foi o tema central das eleições e que a maioria dos eleitores escolheu candidatos democratas por acharem que estão mais aptos a cuidarem das dificuldades financeiras da população.
Leia também: Trump diz que Brasil, China e Índia matam os EUA com 'tantas tarifas' que aplicam
 Mesmo assim, Trump tenta minimizar as derrotas de ontem, afirmando que "não estava na cédula", em contrapartida admitiu que "aprendeu muito" com o resultado. Em publicação feita nas redes sociais, o republicano disse que custos de vida acessíveis são o objetivo de sua gestão, ponto reforçado pelo vice-presidente, JD Vance, que prometeu "tornar a vida decente acessível".
 Enquanto o mercado de ações continua aquecido e executivos de tecnologia celebram lucros recordes, o sentimento entre os trabalhadores e as famílias de classe média é de frustração. Uma pesquisa da Associated Press com eleitores mostrou que justamente a ansiedade sobre a economia e custos de vida que ajudou democratas a vencerem na terça-feira, com esse sendo os principais pontos destacados.
 Por outro lado, imigração e criminalidade - dois pontos centrais da campanha e do governo de Trump - estiveram entre os itens menos citados como prioridade pelos eleitores. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias