Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

União Europeia marca reunião emergencial após pressão de Trump para comprar a Groenlândia

Envato

A UE fará uma reunião  emergêncial neste domingo (18) para discutir  à pressão de Trump, para comprar a Groenlândia - Envato
A UE fará uma reunião emergêncial neste domingo (18) para discutir à pressão de Trump, para comprar a Groenlândia
Por Marcel Naves

18/01/2026 | 13h33

São Paulo, 18/01/26 -A reunião, com embaixadores dos 27 países da União Europeia, será às 17h (12h em Brasília), no Chipre, que ocupa a presidência temporária do bloco. O encontro será para discutir uma resposta à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para comprar a Groenlândia —território no Ártico que pertence à Dinamarca.
O presidente americano anunciou no sábado (17), que aplicará uma tarifa de 10% a oito países da Europa até que haja acordo para compra da Groenlândia. A partir de junho, a tarifa aumenta para 25%, diz Trump. Os alvos da medida são a Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia.

Leia também: Líderes europeus reagem a imposição de tarifas por Trump em meio à disputa pela Groenlândia
Donald Trump tem ameaçado anexar a Groenlândia aos EUA alegando que o território é vital para o Domo de Ouro, escudo antimísseis que ele deseja construir para proteger o país.
A chefe da diplomacia do bloco, Kaja Kallas, afirmou que as tarifas prejudicariam a prosperidade em ambos os lados do Atlântico, além de desviar a atenção da União Europeia de sua "tarefa fundamental" de pôr fim à guerra da Rússia na Ucrânia.
"A China e a Rússia devem estar se divertindo muito. São elas que se beneficiam das divisões entre os aliados", disse Kallas.

Importância estratégica

Situada entre os EUA e a Rússia, a Groenlândia é considerada uma área de grande importância estratégica, particularmente no que diz respeito à segurança do Ártico.Os EUA já possuem uma base militar na ilha, mas reduziram drasticamente sua presença no país. 

Leia também: Rússia diz que Groenlândia faz parte da Dinamarca e critica militarização
Diante das recentes ameaças de Trump, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia chegaram a enviar tropas militares para a Groenlândia na última quinta-feira (15).De acordo com o governo alemão, a missão foi solicitada pela Dinamarca — que atualmente tem a custódia da Groelândia — para avaliar possíveis contribuições militares e reforçar a segurança na região.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias