Ventania intensa na capital: haverá ciclone em São Paulo?
Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 10/12/2025 - A formação de um ciclone extratropical no Sul do país provocará, até amanhã, quinta-feira (11), um período de chuva forte, ventos intensos e risco de tempestades em todo o Estado de São Paulo, segundo alerta divulgado pela Defesa Civil estadual.
De acordo com a Agência SP, o sistema atmosférico deve gerar rajadas que podem ultrapassar os 90 km/h e aumentar o potencial para queda de raios e granizo. A medida foi adotada para orientar a população sobre os impactos previstos e reforçar ações de prevenção.
A terça-feira (09/12) começou com instabilidade em praticamente todas as regiões paulistas. A previsão indica acumulados elevados de chuva, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná, na região central e na faixa leste.
Leia também: Formação de ciclone extratropical deixa o Sul do País em alerta vermelho
Esse último setor inclui a Região Metropolitana de São Paulo e o litoral, onde o volume deve ser mais significativo. A Defesa Civil alerta que o solo já encharcado em diversos municípios amplia o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Ventos devem ultrapassar 90 km/h
A intensidade dos ventos deve aumentar nesta quarta-feira (10/12), segundo o órgão estadual, a faixa leste será o ponto mais afetado, com rajadas que podem superar os 90 km/h.
Os efeitos diretos do ciclone não trarão apenas fortes rajadas, mas também instabilidades capazes de provocar quedas de árvores, danos à rede elétrica e transtornos à mobilidade urbana.
Leia também: Ciclone provocará chuva forte em SP e outros quatro Estados do País
O sistema começa a se afastar na quinta-feira (11/12), mesmo com a redução gradual das instabilidades, ainda há possibilidade de rajadas isoladas de vento em áreas como Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
A Defesa Civil recomenda atenção às atualizações meteorológicas e cuidados redobrados em áreas de risco.
Governo monta gabinete de crise
Para coordenar as ações durante o período mais crítico, o governo estadual decidiu montar um gabinete de crise. Representantes das concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, Sabesp e órgãos técnicos participariam de uma reunião na manhã desta terça-feira.
Leia também: Contratar seguro contra eventos climáticos é cada vez mais comum e necessário
A iniciativa tem como objetivo reforçar o monitoramento, agilizar respostas a ocorrências causadas pelo ciclone e minimizar eventuais danos à população.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
