Foto: Envato Elements/RossHelen
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Se você tem dificuldades para dormir ou quer melhorar a qualidade do seu sono, a alimentação pode ser uma grande aliada. Alguns alimentos possuem nutrientes que ajudam a relaxar o corpo e estimular a produção de hormônios do sono, como a melatonina e a serotonina.
Confira abaixo 5 opções ideais para consumir à noite e garantir uma noite de descanso mais tranquila e revigorante:
Rica em triptofano, magnésio e potássio, a banana ajuda a relaxar os músculos e estimula a produção de serotonina, que favorece a sensação de bem-estar e contribui para um sono mais profundo.
A aveia contém melatonina natural e auxilia na regulação do ciclo do sono. Além disso, suas fibras ajudam a manter o equilíbrio da glicemia, evitando picos de fome durante a madrugada.
Os laticínios são fontes de triptofano e cálcio, que auxiliam na produção de melatonina e promovem o relaxamento do sistema nervoso. O leite morno, em especial, tem um efeito calmante antes de dormir.
Rica em selênio e magnésio, essa oleaginosa ajuda a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Consumir uma ou duas unidades antes de dormir já pode fazer a diferença.
Esses chás possuem propriedades calmantes e relaxantes, ajudando a reduzir o estresse e preparar o corpo para um sono mais tranquilo. Evite chás com cafeína, como chá-verde ou preto.
Além de incluir esses alimentos na sua rotina noturna, evite refeições muito pesadas e reduza o consumo de cafeína à noite. Além de praticar exercícios físicos, que ajudam diretamente na qualidade do sono. Criar um ambiente relaxante antes de dormir também pode potencializar os efeitos desses alimentos!
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.