Envato
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Com o passar do tempo, nosso corpo passa por transformações naturais que exigem mais atenção e cuidados. Dentre as diversas mudanças biológicas, uma das mais significativas é a perda de massa muscular, que não afeta apenas a força e a mobilidade, mas também pode interferir na qualidade de vida, influenciando aspectos hormonais e fisiológicos. Neste momento, a musculação se torna essencial.
Diversos fatores podem contribuir para a redução da massa muscular na terceira idade, como sedentarismo, alimentação inadequada, estresse, depressão e algumas doenças crônicas que aceleram a degradação muscular.
Mas a musculação não só aumenta a massa muscular e reduz a gordura corporal como também melhora a saúde mental e a qualidade de vida. Um estudo divulgado pela Agência Brasil, desenvolvido no Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Brainn), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), confirmou que a atividade protege o cérebro de idosos contra demências.
Saiba mais sobre outros problemas de saúde que podem ser prevenidas apenas com os exercícios físicos e musculação:
O AVC se dá quando o fluxo do sangue fica retido em apenas uma parte do cérebro. Pode acontecer quando um vaso sanguíneo é rompido ou obstruído por um coágulo. Grande parte dos casos são fatais, e quando o paciente escapa, as sequelas podem ser graves.
Praticando exercícios físicos regularmente, o risco de sofrer um AVC é reduzido para até um terço.
A diabetes está quase completamente ligada a má alimentação e falta de exercícios físicos, com essa sendo uma das formas mais comuns de diabetes que atingem a população. Nesse caso, o corpo não consegue produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose no sangue.
O exercício físico é uma forma de diminuir os níveis de açúcar naturalmente. Isso acontece porque, durante a prática das atividades, as células aproveitam melhor a glicose como fonte de energia para o corpo.
O fortalecimento dos ossos é uma consequência natural da musculação, o que é especialmente benéfico na prevenção da osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos.
A falta de atividade física aumenta significativamente o risco de desenvolver dores lombares, que podem se tornar persistentes ao longo do tempo. Já a prática regular de exercícios ajuda a reduzir essas chances, contribuindo para a saúde da coluna e o bem-estar geral.
No entanto, se a dor surgir durante os treinos, é essencial procurar um médico para avaliar as condições do corpo e identificar a melhor abordagem para prevenir e tratar o desconforto na região lombar.
A prática regular de exercícios, incluindo a musculação, estimula a liberação de endorfina, promovendo o bem-estar mental e reduzindo o risco de distúrbios psicológicos
Com a musculação sendo uma aliada poderosa para a saúde, é totalmente possível manter o corpo saudável e ativo independente da idade
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.