Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]São Paulo, 24/05/2025 - A escolha da temperatura do banho deve considerar o equilíbrio entre conforto e cuidados com a saúde da pele. Optar por banhos mornos é geralmente a melhor opção para a maioria das pessoas. Banhos quentes ou frios podem ser benéficos em situações específicas, desde que utilizados com moderação e atenção às necessidades individuais.
Segundo Camilla de Barros Borges, médica dermatologista e preceptora da Residência Médica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), a temperatura ideal da água para o banho deve estar entre 29 °C e 38 °C, considerada morna e próxima à temperatura corporal. Essa faixa proporciona conforto sem agredir a pele.
Temperaturas acima de 38 °C são consideradas quentes e, embora possam oferecer sensação de relaxamento, podem prejudicar a saúde da pele e do cabelo. Já abaixo de 29 °C, a água é considerada fria, o que pode trazer benefícios específicos, mas também exige cuidados.
Banhos quentes podem ser reconfortantes, especialmente em dias frios, e ajudam a aliviar dores musculares e articulares devido à dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo o relaxamento. No entanto, o uso frequente de água muito quente pode:
Banhos frios, com temperaturas entre 10 °C e 21 °C, podem oferecer diversos benefícios:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.