Café preto ajuda a aumentar a longevidade, revela estudo

Adobe Stock

Os resultados também mostraram que os efeitos positivos estão ligados à cafeína - Adobe Stock
Os resultados também mostraram que os efeitos positivos estão ligados à cafeína

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 29/08/2025, às 09h28

São Paulo, 29/08/2025 - Um novo estudo sugere que beber café preto, sem açúcar ou cremes gordurosos, pode reduzir o risco de morte precoce, aumentando a longevidade. Preparar a bebida de forma mais pura parece trazer benefícios significativos para a saúde a longo prazo.

Pesquisadores da Tufts University, nos Estados Unidos, durante o estudo analisaram 46.332 adultos americanos ao longo de aproximadamente 11 anos. Confira o estudo aqui.

Leia também: Este é o melhor tipo de café para o corpo, segundo estudo de Harvard

O estudo indicou que quem consumia café com baixo teor de açúcar e gordura saturada apresentava cerca de 14% menos risco de morte precoce em comparação a quem não tomava café.

Os resultados também mostraram que os efeitos positivos estão ligados à cafeína, já que o café descafeinado não trouxe diferenças significativas. A adição de açúcar ou cremes gordurosos anulou os benefícios constatados.

Leia também: Café mais caro? Veja 4 substitutos baratos e saborosos para economizar,

Sem açucar
O consumo ideal de café puro, sem açúcar, é de duas a três xícaras por dia, segundo o estudo. Foto: Envato Elements

Consumo recomendado

O consumo ideal de café puro, segundo o estudo, é de duas a três xícaras por dia, preferencialmente pela manhã ou início da tarde. Essa quantidade ajuda a aproveitar a cafeína, que aumenta a energia e melhora a concentração. Além disso, o café pode contribuir para reduzir o acúmulo de gordura no fígado.

Leia também: Por que o Brasil celebra o Dia Nacional do Café em 24 de maio?

Embora os resultados sejam observacionais e não comprovem uma relação de causa e efeito, a pesquisa ajustou variáveis como idade, sexo, nível de atividade física e consumo de álcool, reforçando a associação entre café e longevidade.

Leia também: Café ajuda a emagrecer? Descubra o que aponta estudo científico

O estudo, publicado em maio, também reforça orientações alimentares que recomendam limitar açúcares e gorduras adicionadas, mostrando que pequenas mudanças no preparo do café podem impactar positivamente a saúde.

Palavras-chave açucar café longevidade puru

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias