Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]Um novo estudo sugere que incluir o café na primeira refeição do dia pode estar relacionado à diminuição da gordura abdominal profunda, conhecida como gordura visceral. Essa gordura, que se acumula ao redor dos órgãos internos, está associada a um maior risco de problemas de saúde, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
A pesquisa, publicada na National Library of Medicine dos Estados Unidos, analisou dados de 3.539 adultos (1.239 homens e 2.300 mulheres) residentes em Kyoto, no Japão. Todos os participantes passaram por exames de rotina que incluíram medições corporais, aferição da pressão arterial, análise do tecido adiposo visceral (TAV) e coleta de sangue.
Além disso, responderam a um questionário detalhado sobre hábitos alimentares, consumo de café e chá verde, prática de exercícios físicos, uso de medicamentos, qualidade do sono e preferências de lazer. Os resultados mostraram que o consumo frequente de café, especialmente mais de uma vez ao dia, teve uma associação significativa com menores níveis de triglicerídeos e gordura visceral.
Curiosamente, o chá verde, embora seja considerado saudável, apresentou relação positiva com os níveis de triglicerídeos, sem, no entanto, impactar o acúmulo de gordura abdominal. Outro ponto interessante do estudo foi a análise do café da manhã com pão. A combinação de pão com café (ou chá verde) esteve relacionada a menores índices de obesidade, obesidade visceral e síndrome metabólica.
Especificamente, o consumo regular de café foi associado a uma redução de 45,1% na obesidade visceral e de 41,4% na prevalência da síndrome metabólica.
Contudo, os autores ressaltam algumas limitações da pesquisa. Por exemplo, não foi possível identificar se o pão consumido era integral ou branco, uma vez que o consumo de pão branco costuma estar associado a maior ganho de peso.
Os pesquisadores também apontam que ainda não está claro se a combinação de pão com café de fato causa os efeitos observados, ou se o aumento do consumo de café ao comer pão influenciou os resultados.
Apesar de promissores, os cientistas reforçam a necessidade de novos estudos para entender melhor os mecanismos por trás dessa associação e avaliar outros fatores envolvidos na relação entre alimentação matinal e saúde metabólica.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.