Reprodução
Por Bianca Bibiano
[email protected]Acontece nesta semana, entre os dias 3 e 5 de abril, o 24ª Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, principal evento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Este ano, o encontro prevê reunir cerca de 4 mil pessoas para debater o tema “Envelhecimento e Tecnologia: uma parceria entre gerações”, com a premissa de discutir o impacto da tecnologia na saúde, na assistência, na vida das pessoas idosas e na sociedade. O evento acontece em Belo Horizonte (MG), no espaço Minas Centro e está com inscrições encerradas.
A perspectiva é entender como a tecnologia pode atuar como aliada da longevidade, oferecendo autonomia e qualidade de vida para as pessoas ao longo dos anos. “Tudo foi planejado com o máximo cuidado para que os visitantes possam ter a melhor experiência possível e, principalmente, adquirirem esse conhecimento fundamental”, afirma, por meio de nota, Marco Tulio Cintra, geriatra e presidente da SBGG.
Mais de 250 temas serão abordados nos três dias, entre eles as inovações como as chamadas casas inteligentes ("smart homes") para pessoas idosas, e os avanços no tratamento de condições como osteoporose, diabetes e obesidade.
Os palestrantes também falarão de etarismo na saúde, inteligência artificial, alimentação, cuidados paliativos, envelhecimento sustentável e longevidade.
A maior demanda por conhecimento sobre o envelhecimento também impulsiona o debate. Dados das Projeções de População do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que de 2000 para 2023 a proporção de idosos na população brasileira quase duplicou, saindo de 8,7% para 15,6%, o que representa 33 milhões de pessoas idosas. Ainda segundo o IBGE, em 2070, cerca de 37,8% dos habitantes do país serão idosos, o correspondente a 75,3 milhões de pessoas.
O congresso é ainda uma ocasião para profissionais e grupos acadêmicos e de natureza assistencial que envolvem aspectos de relevância para o envelhecimento submeterem seus estudos para avaliação. Após exposição do trabalho ao público, os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados.
Em outra frente, o congresso apresentará novidades e avanços em diagnóstico e tratamento de demências incluindo Doença de Alzheimer; uso de tecnologia para prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas idosas; novidades em vacinas, uso de vitamina D, suplementos alimentares e vitaminas em geral; dentre outros.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.