Aprenda a usar seu cartão de forma mais responsável e consciente
Envato
Por Fabiana Holtz
07/01/2026 | 17h09 ● Atualizado | 17h10
São Paulo, 07/01/2026 - As divídas do cartão de crédito estão tirando o seu sono? Que tal buscar informações para te ajudar a entender e domar as particularidades desse meio de pagamento tão prático, mas que pode se tornar um grande problema quando mal utilizado. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) acaba de atualizar sua cartilha de educação financeira com dicas sobre o uso consciente dos cartões e outros meios eletrônicos de pagamento.
Além de orientações sobre o melhor uso do cartão e dicas de planejamento do orçamento familiar, o material inclui as principais mudanças regulatórias recentes. Para auxiliar lojistas e consumidores, a cartilha reúne também informações básicas sobre o funcionamento das modalidades de cartão (crédito, débito, pré-pago e consignado), bem como as regras de contratação, limites, parcelamentos, juros e conceitos de crédito rotativo, detalhes da fatura e do sistema de contestação de compras.
A cartilha ainda explica de maneira didática como funcionam as tarifas e encargos, como identificar lançamentos suspeitos, além de como calcular os melhores dias para compras e parcelamento.
Gratuita, a versão online está disponível para download no site da entidade (www.abecs.org.br).
No controle das finanças
E se o plano e começar o ano organizando seu orçamento familiar, a Caixa Econômica também disponibiliza em seu site uma cartilha que ensina a organizar essa planilha na prática.Segundo o documento, para ter um controle mais preciso das finanças pessoais e consequentemente uma vida financeira mais estável é recomendável que todos os gastos (não apenas do cartão) sejam registrados em uma planilha e revisitados de tempos em tempos para checagem.
Dicas para a organização de uma planilha de orçamento familiar
- Pegue um caderno ou bloco para fazer os registros (pode ser no computador, se você sabe usar o Excel. Aplicativos de celular também são ferramentas úteis)
- Anote as receitas com as quais a família pode contar
- Relacione as despesas (todos os tipos)
- Separe as despesas em dois grupos: fixas e variáveis
- Anote as despesas eventuais
- Escolha uma caixa, um envelope, uma gaveta onde devem ser guardados todos os documentos, recibos e anotações
- Converse com sua família sobre a importância de fazer um planejamento financeiro e convide todos para participar.
*Cartilha sobre planejamento financeiro da Caixa Econômica
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
