Dermatologistas ensinam como cuidar da pele durante o Carnaval
Freepik
São Paulo, 13/02/2026 - O Carnaval de rua chegou, trazendo consigo a alegria dos blocos, o brilho das fantasias e, inevitavelmente, a exposição intensa ao calor e ao sol; a meteorologia indica que o País passará as festas em meio ao calor e chuvas localizadas.
Para garantir que a Quarta-Feira de Cinzas não seja marcada por queimaduras ou irritações, especialistas reforçam a necessidade de uma rotina de cuidados (skincare) adaptada para a maratona da folia.
Leia também: Brilho e cor: veja as maquiagens que vão bombar no carnaval
O sol é o principal preocupação
O risco número um apontado pela dermatologista Carolina Malavassi, da rede Conexa, é a exposição solar desprotegida. Ela alerta que o carnaval de rua propicia uma exposição excessiva ao sol e que o consumo aumentado de álcool e cigarro atua como "fator indiretamente nocivo à saúde da pele".
Para Caroline Dalto, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o maior risco envolve a queimadura solar causada pela falta de reaplicação do filtro.
A regra de ouro é não negligenciar o protetor solar. Malavassi recomenda dar preferência a produtos com alta resistência à água e ao suor.
[Tem que] Aplicar sempre antes de sair de casa e, se possível, reaplicar ao longo do dia."
Além dos cremes, a proteção física é indispensável. O uso de óculos de sol, bonés, chapéus ou viseiras é altamente recomendável, mesmo em dias nublados, pois a radiação ultravioleta atravessa as nuvens.
Reações alérgicas
O uso intenso de glitter, colas e maquiagens artísticas exige atenção redobrada. Segundo Caroline Dalto, dermatites de contato irritativas são comuns quando se soma o uso de adereços colados à pele com o calor e o suor. Ela também alerta para maquiagens coloridas de marcas desconhecidas, cujos ingredientes e procedência são duvidosos.
Leia também: Beijo transmite IST? Especialista explica riscos e como se prevenir no Carnaval
Para evitar surpresas desagradáveis, Carolina Malavassi sugere um teste preventivo: "Faça o teste aplicando uma pequena quantidade no antebraço, por exemplo, e aguarde 12 horas para verificar se houve alguma reação, como coceira ou vermelhidão".
Outro ponto de atenção são as pomadas e géis capilares modeladores. Malavassi adverte que deve-se evitar produtos que possam escorrer para os olhos em caso de chuva ou suor intenso, pois podem causar irritações graves e até queimação das córneas.
Já para fixar adereços no corpo, Dalto recomenda o uso de colas específicas para a pele ou optar por fantasias com faixas e encaixes, evitando a colagem direta.
Cuidados na terceira idade
Para os idosos que vão pular Carnaval, os cuidados são os mesmos, mas a hidratação exige vigilância extra. Como a faixa etária é mais propensa à desidratação, a ingestão de água e a hidratação oral são fundamentais.
Leia tambem: Descubra como ativar as proteções do celular para o carnaval
Além de abusar do protetor solar, Malavassi recomenda que idosos evitem a exposição direta ao sol entre 10h e 15h e, se possível, utilizem roupas com fator de proteção ultravioleta (FPU).
Pós-festa
Ao chegar em casa, a limpeza é obrigatória, enfatiza Caroline Dalto.
Sempre, sempre, sempre retirar a maquiagem e o glitter da pele e dormir com a pele limpa."
Mas atenção ao produto escolhido: lenços demaquilantes devem ser evitados, pois podem deixar a pele mais irritada, e loções micelares podem não ser suficientes para uma limpeza pesada.
Leia também: Carnaval pode trazer novos surtos de doenças? Entenda
Ambas as especialistas concordam que os óleos de limpeza (cleansing oils) são os mais indicados. Eles dissolvem a maquiagem, o glitter e o protetor solar sem agredir a pele.
Na falta de um produto específico, óleo para bebês pode ser uma boa opção. Após o uso do óleo, deve-se lavar o rosto com sabonetes suaves e finalizar com uma boa hidratação.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
