Nova vacina 2 em 1 pode facilitar imunização de idosos contra gripe e COVID; saiba como

Foto: Envato Elements

A principal vantagem dessa nova vacina é a praticidade - Foto: Envato Elements
A principal vantagem dessa nova vacina é a praticidade

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 20/05/2025, às 14h46

Uma vacina combinada que protege contra a gripe sazonal e a COVID-19 apresentou resultados promissores em adultos com 50 anos ou mais, segundo estudo de fase 3 publicado recentemente. A nova fórmula, chamada mRNA-1083, é produzida com a mesma tecnologia de RNA mensageiro já utilizada nas vacinas da Moderna contra a COVID-19.

O estudo nomeado: "Imunogenicidade e segurança da vacina multicomponente contra influenza e COVID-19 em adultos ≥50 anos", realizado em 146 centros de pesquisa nos Estados Unidos, envolveu mais de 8 mil participantes e avaliou a eficácia, segurança e tolerabilidade da vacina.

Os resultados mostraram que a mRNA-1083 foi capaz de gerar respostas imunológicas tão boas quanto e em muitos casos superiores às vacinas licenciadas atualmente, tanto contra o vírus da gripe quanto contra o SARS-CoV-2, causador da COVID-19.

Imunidade reforçada

A vacina mRNA-1083 foi testada em duas faixas etárias: adultos de 50 a 64 anos e aqueles com 65 anos ou mais. Em ambas as faixas, ela gerou respostas imunes satisfatórias contra todas as cepas da gripe incluídas na fórmula (A/H1N1, A/H3N2, B/Victoria e B/Yamagata), além da variante XBB.1.5 do coronavírus.

Entre os participantes mais jovens (50 a 64 anos), a vacina combinada foi superior à vacina contra gripe de dose padrão (SD-IIV4) em todas as cepas analisadas. Já entre os mais velhos (acima de 65 anos), ela superou a vacina de alta dose (HD-IIV4) em três das quatro cepas da gripe, além de mostrar maior resposta contra a COVID-19.

É importante destacar que não foi observado nenhum fator alarmante para a saúde durante o estudo, o que reforça o potencial da mRNA-1083 como uma opção segura para a população com 50 anos ou mais. A principal vantagem dessa nova vacina é a praticidade.

Com uma única aplicação, é possível proteger-se ao mesmo tempo, contra a gripe sazonal e contra a COVID-19. Isso pode aumentar a adesão à vacinação, especialmente em grupos mais vulneráveis que, muitas vezes, deixam de receber uma ou ambas as doses recomendadas por motivos logísticos, desinformação ou dificuldades de acesso.

Segundo os pesquisadores, o próximo passo é submeter os dados às autoridades regulatórias para análise e, possivelmente, aprovação para uso emergencial ou definitivo.

Com resultados animadores de imunogenicidade e segurança, a vacina mRNA-1083 surge como uma alternativa promissora para proteger a população mais velha contra duas doenças respiratórias importantes.

Caso aprovada, pode representar um avanço significativo na prevenção simultânea da gripe e da COVID-19, contribuindo para campanhas de vacinação mais eficazes e abrangentes.

Palavras-chave covid-19 Vacina mRNA-1083

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias