Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]São Paulo, 10/05/2025 - Já se vacinou este ano? Se a resposta é não, neste sábado (10), é o Dia D de vacinação contra a gripe. A vacinação é gratuita e está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em postos temporários nas cidades. Desde o início da campanha, em 7 de abril, o governo federal já distribuiu mais de 51 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal.
O Ministério da Saúde, irá promover neste final de semana, ações simultâneas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A campanha busca imunizar mais de 81,6 milhões de pessoas, com foco em grupos prioritários. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal. Os grupos prioritários incluem:
Além de professores, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios, militares, forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
A ação marca o retorno das grandes mobilizações nacionais de vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, a gripe pode ser evitada com a vacinação, o que ajuda a reduzir em até 60% os casos graves e mortes, aliviando a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
O país também enfrenta um aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias. Dados recentes da Fiocruz mostram mais de 45 mil notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano. Os principais causadores são o vírus sincicial respiratório (38,4%), rinovírus (27,9%), covid-19 (20,7%) e influenza A (11,2%).
Confira o calendário de vacinação (aqui)
Para enfrentar esse cenário, o governo destinou R$ 100 milhões para reforçar o atendimento pediátrico no SUS. A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da maioria dos casos em crianças pequenas, será oferecida a partir do segundo semestre. Além disso, a imunização contra a gripe também ajuda na redução de casos de bronquiolite.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.