Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicado em 10/11/2025, às 09h29 - Atualizado às 09h36
São Paulo, 10/11/2025 – O Ministério da Saúde vai investir R$ 25 milhões no fortalecimento de uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) como parte do Plano para Redução das Filas de Registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), voltado à estruturação de soluções tecnológicas e analíticas para dar mais agilidade aos processos do órgão.
O investimento será realizado por meio do Projeto AnvisAI, que tem como objetivo trazer maior celeridade aos processos de aprovação de medicamentos, com base em evidências científicas. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 7, pelo ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, que classificou o investimento como “histórico” e destacou que ele ampliará em três vezes o aporte em IA pela Anvisa nos próximos dois anos.
De acordo com Massuda, a estratégia a partir do investimento é agilizar os registros, reduzindo o tempo de análise por meio da automatização de processos administrativos.
“Esse é um avanço importante para garantir cada vez mais o acesso da população a tecnologias em saúde que podem salvar vidas e fortalecer o nosso sistema público de saúde, que é referência mundial em atendimento”, detalhou o ministro.
Na prática, o projeto terá vigência de 24 meses, com a entrega de um protótipo funcional de IA, painéis de Business Intelligence (sistema de coleta e processamento de dados) e um manual de diretrizes éticas e operacionais. Além disso, o investimento também será destinado à contratação de especialistas em IA.
“O apoio do Ministério da Saúde é fundamental para avançarmos no processo de registro, além de viabilizar a recuperação do nosso corpo técnico com novos servidores. Atuaremos em diversas frentes e esperamos, em um ano, reduzir o tempo médio em 50%, que hoje é de, no máximo, três anos”, ressaltou o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, durante o evento de anúncio.
Leia também: Quatro pessoas seguem na UTI após tornado no Paraná, diz secretaria
Além do projeto de IA, outras duas ações serão implementadas nos próximos meses: a criação do Comitê Regulatório para Inovação e do Comitê de Acompanhamento do Plano de IA. Em conjunto, os grupos visam dar maior rapidez à avaliação de propostas de inovação radical para o mercado, bem como ampliar o acesso da população a medicamentos, vacinas e outras inovações em saúde.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Legislativo