Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Primeiro dia do Enem 2025 tem 27% de abstenção

Divulgação/Ministério da Educação

Primeiro dia de aplicação do Enem, o domingo (9) foi marcado por temas sociais e culturais e registrou abstenção próxima à de 2024 - Divulgação/Ministério da Educação
Primeiro dia de aplicação do Enem, o domingo (9) foi marcado por temas sociais e culturais e registrou abstenção próxima à de 2024

Por Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
Publicado em 10/11/2025, às 10h15
São Paulo, 10/11/2025 - O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo, 9, foi marcado por temas sociais e culturais. As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas trouxeram questões sobre variação linguística, representatividade negra, mitologia grega e pressão estética sobre mulheres. O tema da redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou ontem que o exame ocorreu “sem ocorrências significativas” e elogiou o trabalho das equipes envolvidas. “Tivemos aplicação em todo o País sem ocorrências significativas. Foi um dia tranquilo. Todos os malotes foram entregues 100% em todos os locais de aplicação”, afirmou.
O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira, 13 de novembro, e o resultado final, em janeiro de 2026. O segundo dia de aplicação do Enem 2025 será no próximo domingo, 16 de novembro, com as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Santana informou que 4,8 milhões de estudantes tiveram a inscrição confirmada nesta edição, e 73% compareceram ao primeiro dia de prova, enquanto a abstenção foi de 27%, índice próximo ao registrado em 2024.
O exame foi aplicado em 1.805 municípios, com 11.791 locais de prova e 164.906 salas, mobilizando mais de 300 mil pessoas.

Leia também: Mais de 17 mil pessoas 50+ participam do Enem 2025 neste domingo

Entre as novidades deste ano, o ministro destacou o retorno da certificação do ensino médio pelo Enem, que permite obter o diploma com nota mínima de 5.450 pontos. “Mais de 98 mil solicitaram a certificação na sua inscrição”, disse. Outra mudança foi a inscrição pré-preenchida para estudantes do terceiro ano do ensino médio e o uso do sistema que agrupa questões a partir de um mesmo texto.
O ministro também informou que 3.240 participantes foram eliminados por motivos diversos, como portar equipamentos eletrônicos, deixar o local com o caderno de questões antes do tempo permitido ou descumprir orientações dos fiscais.
Leia também: Enem: por que duas pessoas com acertos iguais podem tirar notas diferentes

Reaplicação

A reaplicação do Enem está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro. O novo exame será destinado a participantes que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação, a estudantes com doenças previstas em edital e aos alunos do Paraná afetados pelas fortes chuvas no município de Rio Bonito do Iguaçu (PR).
O ministro lembrou que, embora não houvesse provas programadas na cidade atingida, o MEC colocou equipes à disposição do governo local.
“Todos aqueles que quiserem fazer a reaplicação terão o direito de participar. Nosso prazo para solicitar vai de 17 a 21 de novembro, na página do participante”, destacou Camilo Santana, que também expressou solidariedade ao estado.
Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da COP-30. Já a reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, e o resultado final está previsto para janeiro de 2026.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, também ressaltou o êxito da operação. “Foi um Enem fantástico, pouquíssimas ocorrências, a aplicação ocorreu em todos os locais sem problemas. [...] A participação de mais de 300 mil colaboradores que atuaram diretamente na aplicação nos locais, fora as equipes de segurança e transporte, foi uma grande operação, talvez uma das maiores do país”, afirmou. Palacios afirmou que houve uma prisão mas não deu detalhes sobre a ocorrência.
Ele ainda elogiou o conteúdo da prova e seu alinhamento às diretrizes da educação básica: “Eu peço a vocês que olhem bem a prova, a prova está linda, maravilhosa, trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas nossas referências curriculares.”

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias