Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Enem 2025: saiba como usar a nota da prova para conseguir um diploma

Divulgação/Ministério da Educação

Resultado obtido na prova pode ser usado para solicitar o diploma de ensino médio ou para ingressar no ensino superior - Divulgação/Ministério da Educação
Resultado obtido na prova pode ser usado para solicitar o diploma de ensino médio ou para ingressar no ensino superior
Bianca Bibiano
Por Bianca Bibiano bianca.bibiano@viva.com.br

Publicado em 04/11/2025, às 08h09

São Paulo, 04/11/2025 - De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ampla utilidade para os estudantes acima de 18 anos, podendo ajudar desde a obtenção de um diploma do ensino médio até servir para ingresso no ensino superior no Brasil  ou no exterior. Mas há também pessoas mais velhas prestando o exame.
A próxima prova do Enem acontece em dois sábados seguidos: dias 9 e 16 de novembro. Ao todo,  estão registrados mais de 4,8 milhões de inscritos. Desses, cerca de 17 mil são pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Leia também: Especialistas dão dicas para pessoas 50+ que vão fazer o Enem 2025

5 maneiras de usar a nota do Enem 2025:

1. Obter o diploma do ensino médio

As notas do Enem 2025 poderão ser utilizadas para certificar a conclusão do ensino médio e para obter o diploma escolar, no caso de pessoas que não terminaram essa etapa de ensino. Para isso, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos e alcançar uma pontuação mínima de 450 pontos em cada área do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). Além disso, é necessário obter pelo menos 500 pontos na prova de redação.
Leia tambémEAD formou mais de 316 mil pessoas 50+ desde 2010, aponta painel de dados

2. Ingressar em faculdades públicas

A nota do Enem é fundamental para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. Com um bom desempenho no exame, estudantes podem garantir a entrada em universidades federais e estaduais, escolhendo a instituição e o curso desejado de acordo com a sua pontuação.
Na última edição, foram ofertadas 261.779 vagas para 6.863 cursos de graduação em 124 instituições de todas as regiões do País, segundo o MEC.

3. Concorrer a bolsas de estudo do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) utiliza a nota do Enem para conceder bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Para se candidatar, o estudante deve ter obtido uma média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação, além de cumprir outros critérios socioeconômicos estabelecidos pelo programa. 
É possível usar a nota das duas últimas edições do exame. Em 2025, o programa de bolsas do governo federal completou 20 anos, com mais de 3,6 milhões de estudantes beneficiados.
Leia tambémEnem 2025: plataforma gratuita reúne conteúdos atualizados para estudantes

4. Financiar os estudos com o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma opção para estudantes que desejam financiar o custo das mensalidades em cursos de graduação. A nota do Enem é utilizada como critério de seleção, exigindo-se uma média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação. 
Para participar, é preciso ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos. Já na modalidade Fies Social, metade das vagas é reservada para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

5. Fazer ensino superior em Portugal

Por causa de acordos bilaterais entre Brasil e Portugal, diversas universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como critério de admissão de estudantes brasileiros. Esta possibilidade abre portas para aqueles que desejam estudar no exterior, vivenciando uma experiência internacional e ampliando suas perspectivas acadêmicas e culturais. As instituições portuguesas participantes têm suas próprias exigências quanto às pontuações mínimas necessárias e podem servir como complemento no processo de inscrição.
Leia tambémMedo dos números? Veja dicas de matemática para melhorar o desempenho no Enem

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias