28 milhões de brasileiros não usam internet, a maioria acima dos 60 anos
Envato
Por Felipe Cavalheiro
redacao@viva.com.br
Instabilidade da conexão móvel
Um indicador que experimentou um crescimento foi a porcentagem de brasileiros que acessam a internet exclusivamente pelo celular, passando de 60% para 65%. O salto foi ainda maior entre a população preta, que passou de 63% para 73%. Já em um recorte etário, a porcentagem entre adultos acima dos 60 foi a maior, com 81% destes.
Leia também: "Rede Digital 60+" reúne grupos que atuam com letramento digital de idosos
Um dos pontos que dificulta o acesso móvel é o limite do uso de dados: 39% dos respondentes esgotaram seus dados ao menos uma vez nos últimos três meses, correspondendo a 64 milhões de indivíduos. O problema não afeta a todos igualmente, atingindo 49% das classes econômicas D e E, mas apenas 12% da classe A.
A dependência da conexão através do aparelho móvel agrava essa desigualdade. Enquanto 5% dos indivíduos de classe A usam exclusivamente o celular para navegar na rede, esta é a realidade de 87% das classes D e E. O coordenador da pesquisa, Fabio Storino, analisa a baixa qualidade como um fator preocupante.
“Os novos indicadores da TIC Domicílios sobre o pacote de dados da rede móvel trazem uma contribuição importante para o debate sobre conectividade significativa, reforçando que não basta simplesmente ter acesso, é preciso que a qualidade desse acesso permita às pessoas se apropriarem dos benefícios oferecidos pelo ambiente online.”
Acesso ao governo eletrônico
A busca por serviços públicos digitais foi outra atividade relevante investigada pela pesquisa: em 2025, 71% dos usuários de internet com 16 anos ou mais utilizaram serviços de governo eletrônico. Pela primeira vez a pesquisa mediu o uso específico da plataforma Gov.br, que foi acessada por 56% dos usuários nessa faixa etária, seja para realizar um serviço para si (49%), para terceiros (18%) ou pedindo ajuda de outra pessoa (12%).
Dentro dos serviços, o mais buscado foi a saúde pública, que cresceu de 32% para 37% dos usuários nos últimos 12 meses. Seguido dele, estão os documentos pessoais, procurados por 35% dos internautas, e os impostos (30%).
Este contato não foi homogêneo na população. Quase metade (47%) dos brasileiros acima dos 60 anos não utilizou nenhum serviço de governo eletrônico nos últimos 12 meses. Os motivos, no entanto, vieram principalmente da escolha pessoal: 73% deles afirmaram evitar os serviços públicos digitais por preferir o contato presencial, enquanto 55% evitaram por preocupação com proteção dos dados, tornando a faixa etária 60+ a mais desconfiada da segurança da informação do governo eletrônico.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
