Divulgação
Por Circe Bonatelli, do Broadcast
[email protected]A Amazon dará início, nesta semana, à implantação em grande escala da sua constelação de satélites que será usada para a prestação do serviço de internet rápida e com baixa latência em qualquer lugar do planta - modelo de operação semelhante ao da Starlink, de Elon Musk. O lançamento dos satélites está programado para quarta-feira, 9 de abril, conforme informou a Amazon.
A missão, chamada "KA-01" (Kuiper Atlas 1), será lançada a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. A iniciativa colocará 27 satélites em uma órbita de 450 quilômetros acima da Terra.
O sistema de satélites de primeira geração da Amazon contará com mais de 3,2 mil satélites avançados em órbita baixa, o que exigirá mais de 80 lançamentos para implantar essa constelação inicial. Internamente, a iniciativa é chamada Projeto Kuiper. A missão KA-01 é a primeira etapa desse processo de implantação da constelação.
A Amazon prevê iniciar a oferta de planos de internet aos clientes ainda este ano. No Brasil, o serviço será comercializado pela Sky, com quem a Amazon fechou um contrato de exclusividade no ano passado. A operação já tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Esta será a primeira vez que a Amazon testará seu design final de satélite e a primeira vez que implantará tantos satélites de uma só vez. "Realizamos testes extensivos em solo para nos prepararmos para esta primeira missão, mas algumas coisas só podem ser aprendidas em voo", afirmou o vice-presidente do Projeto Kuiper, Rajeev Badyal, em nota.
"Independentemente de como a missão se desenrole, este é apenas o início da nossa jornada, e temos todas as peças no lugar para aprender e nos adaptar à medida que nos preparamos para lançar repetidamente nos próximos anos", emendou Badyal.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.