Foto: Freepik
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brBaixar vídeos da internet ("fazer download"), seja no computador ou no celular, é algo que muita gente quer fazer, especialmente quando o conteúdo é útil ou divertido. Existem várias maneiras de fazer isso de forma prática, sem precisar instalar programas complexos.
Hoje, é possível salvar vídeos de plataformas como YouTube, Instagram, TikTok (sem marca d’água), Facebook e X com apenas alguns cliques. Para facilitar a escolha, listamos abaixo algumas ferramentas gratuitas que funcionam em diversos sistemas.
Passo a passo para baixar vídeos online:
Leia também: O que significa o ícone de óculos nos stories do Instagram? Entenda a função
Compatível com macOS, o Apowersoft permite baixar vídeos de diversos sites, incluindo YouTube, Vimeo e DailyMotion. Além de baixar múltiplos arquivos ao mesmo tempo, ele também converte vídeos para diferentes formatos, como MP4, WMV, FLV, 3GP e MOV, sem perda significativa de qualidade.
Ideal para quem quer salvar Reels, Stories e vídeos do Instagram, o SnapInsta é simples de usar: basta colar o link do conteúdo na página principal e clicar para baixar. Funciona em qualquer navegador e não exige cadastro.
O SnapTik é um dos favoritos dos usuários do TikTok, pois baixa vídeos sem marca d’água. Ele funciona tanto no navegador quanto por aplicativo Android, e o processo é rápido: copie o link do vídeo e cole na plataforma para baixar direto no celular ou no computador.
Mais do que um simples baixador de vídeos, o UniConverter também permite editar, converter e ajustar a qualidade dos arquivos baixados. O programa é conhecido por oferecer downloads de alta definição e por ser compatível com diferentes sites, incluindo o X (antigo Twitter).
Disponível para Windows e macOS, o Real Player SP faz download de vídeos e músicas e oferece suporte para diversos formatos, como MP4, AVI, FLV e WMA. O diferencial é a possibilidade de transferir arquivos diretamente para o smartphone e compartilhar nas redes sociais.
Leia também: YouTube anuncia novas ferramentas de IA para criadores de conteúdo
Baixar vídeos da internet pode parecer inofensivo, mas nem sempre é permitido. Segundo o advogado Pedro Bragantini Machado, vídeos e produções audiovisuais são protegidos por direitos autorais, o que significa que não é permitido armazenar, repostar ou distribuir esse conteúdo sem a autorização do criador.
“Vídeos e outras produções audiovisuais pertencem ao autor. Fazer download ou guardar sem autorização pode gerar responsabilidade jurídica”, explica o especialista.
Repostar, editar ou adaptar um vídeo de terceiros também requer autorização expressa. Mesmo que o criador seja mencionado, ele ainda tem o direito de decidir se o uso é permitido, além de manter sua obra inédita, impedir alterações ou mesmo retirar o conteúdo de circulação.
Antes de usar qualquer vídeo baixado, é importante verificar se há autorização clara do autor e se há condições específicas para uso. Caso receba uma notificação ou cobrança por uso indevido de um vídeo, o ideal é buscar orientação jurídica para resolver a situação de forma adequada.
Diante de uma notificação, o caminho deve ser buscar ajuda profissional para analisar se o vídeo baixado, de fato, constitui ofensa ao direito autoral passível de indenização e buscar orientação técnica para viabilizar uma solução que atenda o criador da obra e os demais interessados, bem como para prevenir que o problema se repita, conclui Bragantini.
Existem alternativas mais seguras de compartilhar vídeos que não incluem fazer download daquele conteúdo. Caso queira compartilhar um vídeo dentro do Instagram você tem a opção de enviar para os seus amigos dentro do próprio aplicativo:
No caso de outras plataformas como YouTube, X e TikTok basta seguir as recomendações conhecidas de copiar o link do conteúdo e compartilhar os vídeos direto com seus amigos por meio de aplicativos de mensagem.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Loteria