Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]A recente tragédia envolvendo uma menina de 8 anos, que morreu após participar de um desafio em uma rede social, reacendeu o alerta sobre os riscos que crianças e adolescentes enfrentam no ambiente digital. O caso reforça a importância da supervisão dos responsáveis, da educação para o uso seguro da internet e da divulgação de canais de denúncias, que permitem reportar conteúdos perigosos e proteger os menores de situações semelhantes.
O caso, ocorrido no último domingo (13), levou o Ministério da Justiça a solicitar informações à plataforma sobre o conteúdo que incentivou o ato fatal. Sarah Raissa Pereira de Castro foi encontrada sem vida em sua residência, após seguir instruções de um desafio viral.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a rede social para que esclareça as medidas adotadas para prevenir a disseminação de conteúdos perigosos.
A pasta também reforçou a importância de políticas de moderação eficazes e da proteção de usuários vulneráveis.
Especialistas ressaltam que, além da denúncia, a prevenção passa pela educação digital de crianças e adolescentes. Campanhas como "Internet Mais Segura", promovida pelo governo federal, orientam pais e responsáveis sobre práticas seguras na navegação online, incentivando o diálogo aberto sobre os riscos e comportamentos adequados no ambiente virtual
A tragédia envolvendo a menina de 8 anos é um alerta sobre os perigos que rondam o ambiente digital. A responsabilidade é compartilhada entre plataformas, autoridades, educadores e famílias. Conhecer e utilizar os canais de denúncia disponíveis é essencial para proteger nossas crianças e adolescentes de conteúdos nocivos e desafios perigosos que circulam na internet.
Diante do aumento de conteúdos nocivos direcionados a menores, é fundamental conhecer os canais de denúncias já disponíveis:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.