Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Não perca dinheiro na Black Friday: 6 dicas para evitar cair em golpes

Envato

Tome cuidado na Black Friday: criminosos agora usam IA para criar sites falsos, anúncios enganosos e até deepfakes - Envato
Tome cuidado na Black Friday: criminosos agora usam IA para criar sites falsos, anúncios enganosos e até deepfakes
Emanuele Almeida
Por Emanuele Almeida

Publicado em 28/11/2025, às 08h24

São Paulo, 28/11/2025 - A Black Friday começa nesta sexta-feira, dia 28, e a expectativa é de faturamento recorde. Contudo, prevê-se que a onda de golpes também aumente, já que esta é uma das datas favoritas dos criminosos. Eles agora utilizam inteligência artificial para criar sites falsos, anúncios enganosos e até deepfakes.

Leia também: Quando é a Black Friday 2025? Veja data e cuidados para não cair em golpes

6 Dicas para compras seguras na BF

A previsão de gastos entre pessoas com mais de 45 anos é de R$ 800: 35% planejam investir mais em eletrodomésticos, e 34% afirmam que devem destinar o mesmo valor para eletrônicos, segundo pesquisa feita pela rede social Kwai com mais de 20 mil usuários.

Para comprar com segurança neste período, é preciso se prevenir. Confira algumas dicas do especialista em cibersegurança Daniel Tieppo:

1. Atenção máxima aos sites falsos

Golpistas criam páginas quase idênticas às de grandes varejistas, alterando apenas detalhes mínimos no endereço. Essas páginas capturam dados pessoais, senhas e informações de pagamento.

Daniel orienta que é importante digitar o endereço manualmente ou acessá-lo pelo app oficial: "Você elimina boa parte do risco", observa Tieppo.

2. Fique alerta com contatos via WhatsApp e SMS

Daniel reforça que grandes varejistas não utilizam contas pessoais para divulgar promoções. "Quando o link vem de alguém que você não conhece, a chance de golpe é enorme."

Mensagens com links promocionais enviadas por números desconhecidos são uma das principais portas para fraudes. Em muitos casos, golpistas usam IA para disparar milhares de mensagens ao mesmo tempo.

3. Prefira meios de pagamento mais seguros

Optar por cartões virtuais, carteiras digitais e plataformas que permitam contestação ajuda a evitar prejuízos. Daniel explica que as transferências diretas, como Pix, especialmente para pessoas físicas, são extremamente arriscadas. "Se algo der errado, recuperar o dinheiro é quase impossível", alerta.

Leia também: Black Friday e Cyber Monday: qual é o melhor para aproveitar promoções?

4. Ative a verificação em duas etapas

Uma das proteções mais eficientes continua sendo a autenticação em dois fatores (ou verificação em duas etapas), principalmente para quem mantém cartões cadastrados em lojas online. Usando esse método, mesmo que sua senha seja comprometida, o criminoso dificilmente conseguirá ter acesso à conta.

5. Mantenha dispositivos atualizados

Celulares e computadores com sistemas desatualizados são alvos fáceis de ataques. Para ampliar a segurança, o uso de antivírus e extensões de verificação de links suspeitos também é um forte aliado.

"Atualização não é capricho técnico — é segurança. A maioria dos ataques bem-sucedidos explora falhas já corrigidas", destaca Tieppo.

6. Cautela ainda é o melhor caminho

Diante do volume de informações, anúncios e supostas promoções, o consumidor precisa manter a atenção redobrada. Daniel ressalta que a melhor defesa é sempre a atenção. "Parar alguns segundos para avaliar a oferta faz toda a diferença para evitar prejuízos."

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias