Envato
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 18/10/2025 - A contagem regressiva já começou: a Black Friday 2025 será oficialmente realizada no dia 28 de novembro, a última sexta-feira do mês.
A data, que movimenta o varejo nacional e digital, promete descontos expressivos, alto volume de compras e um faturamento recorde acima de R$ 13 bilhões, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Mas, junto com as promoções, vêm também os alertas sobre falsos descontos e fraudes, o que exige do consumidor atenção redobrada.
Leia também: Um a cada 5 consumidores tem perfil ‘caçador de desconto’, diz Serasa
De acordo com uma pesquisa feita pela rede social Kwai com mais de 20 mil usuários, 84% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday deste ano. O levantamento mostra que o público está mais consciente, porém ainda bastante motivado pelas ofertas.
As categorias mais desejadas são:
Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que devem comprar pelo menos um item dessas categorias de maior valor agregado. Já entre os consumidores acima de 36 anos, o interesse por produtos de tecnologia e utilidades domésticas é ainda maior, reflexo de um público com poder de compra mais alto e decisões mais planejadas.
Leia também: Uber oferece descontos para corridas conectadas com transporte público
Entre os entrevistados com mais de 45 anos, 35% planejam investir mais de R$ 800 em eletrodomésticos, e 34% afirmam que devem destinar o mesmo valor para eletrônicos.
Por outro lado, 25% dos consumidores ainda não têm um orçamento definido, especialmente entre o público feminino (28%). Isso indica que as estratégias de marketing e o “esquenta” da Black Friday terão papel decisivo na hora da compra.
Leia também: Como proteger seu cartão de crédito de golpes online em sete passos
Com o aumento das ofertas, também cresce o número de golpes. Muitos consumidores relatam frustrações com promoções que não refletem descontos reais, os chamados “metade do dobro”, em que os preços são inflados antes da data.
É recomendado monitorar os valores dos produtos com antecedência e comparar preços em diferentes lojas. Ferramentas de histórico de preços e aplicativos de verificação de desconto ajudam a identificar quando o desconto é verdadeiro.
Embora o dia oficial seja 28 de novembro, o mercado já transformou a data em um mês inteiro de ofertas.
As principais varejistas iniciam os “esquentas” da Black Friday a partir da primeira quinzena de novembro, com promoções progressivas que se intensificam na semana do evento.
Plataformas de e-commerce e grandes marcas também prometem extensões da campanha até a chamada Cyber Monday, que ocorre no dia 1º de dezembro, focada em produtos de tecnologia e eletrônicos.
Leia também: Fique alerta a golpes no Dia das Crianças, principalmente em compras online
Para garantir boas compras e evitar dores de cabeça:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe