Nova Portaria busca reforçar a segurança na conta do gov.br
Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Por Felipe Cavalheiro
16/12/2025 | 14h50
São Paulo, 16/12/2025 - A portaria SGD/MGI Nº 11.229, lançada no dia 12 deste mês pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, estabelece novas diretrizes para as contas no site do gov.br.
O principal objetivo da portaria é reforçar a ligação entre o nível de segurança da conta e o acesso aos serviços. Segundo o ministério, a plataforma oferece mais de 4.700 serviços digitais federais e outros 8.700 serviços estaduais e municipais. No entanto, muitos, com a assinatura eletrônica, são restritos para usuários de níveis Prata e Ouro.
Agora, os órgãos responsáveis por cada funcionalidade do site deverão avaliar os riscos da ferramenta, para limitar seus usos às contas com o nível apropriado de segurança. Os níveis de segurança são obtidos conforme as barreiras criadas para o login; sendo:
🥉 Bronze: A conta pode ser acessada usando somente o CPF e senha
🥈 Prata: A conta precisa de um segundo fator para ser acessada, como um e-mail ou SMS de confirmação
🥇 Ouro: Como no nível Prata, a conta depende de um segundo fator. Neste caso, ele deve ser um dos ofertados pela Plataforma do gov.br, como a biometria facial.
Estagiário sob supervisão de Marcia Furlan
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
