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Aprenda como assinar eletronicamente um documento pelo gov.br

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O site do governo disponibiliza uma ferramenta gratuita de assinatura, disponível para os usuários de nível prata e ouro - Envato
O site do governo disponibiliza uma ferramenta gratuita de assinatura, disponível para os usuários de nível prata e ouro
Felipe Cavalheiro
Por Felipe Cavalheiro felipe.cavalheiro@viva.com.br

Publicado em 01/12/2025, às 18h18

São Paulo, 01/12/2025 - Reconhecida desde 2001, a assinatura eletrônica é uma maneira de reconhecer um documento virtualmente, sem a necessidade de papel e caneta. Desde 2020, seguindo a "lei da assinatura digital" ( Lei nº 14.063), o governo disponibiliza uma ferramenta gratuita para assinatura, através do gov.br. 

Atingindo 95 milhões de acessos na primeira metade do ano, o serviço utiliza dados criptografados, baseados em procedimentos e algoritmos matemáticos, para manter o documento seguro e garantir a legitimidade. Legalmente, uma assinatura virtual possui a mesma validade jurídica que uma assinatura tradicional. 

Leia também: Aprenda como aumentar o nível de sua conta no gov.br

Disponível tanto para o computador quanto para os celulares, a ferramenta exige uma conta no gov.br de nível prata ou ouro. Além disso, os documentos enviados devem ser dos formatos DOC, DOCX, ODT, JPG, PNG ou PDF, com até 20 MB.

Assinando pelo computador

  • Acesse o site assinador.iti.br.
  • Selecione o ícone no canto superior direito para assessar a conta do gov.br.
  • Selecione o documento desejado.
  • Escolha a parte do documento que deve receber a assinatura. 
  • Clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura.
  • Selecione o 'ícone de download", com a seta apontada para baixo, para guardar o documento assinado na máquina. 

Assinando pelo celular

  • Abra o aplicativo do gov.br e acesse a conta. 
  • Selecione o ícone de "casa", no canto inferior esquerdo, para ir a aba de início. 
  • Na parte de "serviços", selecione "Assinar documentos digitalmente". 
  • Escolha o documento desejado. 
  • Escolha a parte do documento que deve receber a assinatura. 
  • Forneça o código recebido em uma mensagem do aplicativo do gov.br, para validar a assinatura. 
  • Selecione o 'ícone de download", com a seta apontada para baixo, para guardar o documento assinado no dispositivo.

Acompanhando as assinaturas

Para verificar a assinatura, e acompanhar qualquer possível mudança, é possível entrar com a conta do gov.br no endereço https://validar.iti.gov.br ou no app VALIDAR. 

Também é possível verificar a assinatura no portal de assinatura, basta adicionar o arquivo assinado e as assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por".

*Estagiário sob supervisão de Marcia Furlan

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