Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Buscas por mudança de carreira no Google crescem 210% neste início de ano

Adobe Stock

Acompanhando esse movimento de mudança, a "revisão de currículo" é superior à média anual no período - Adobe Stock
Acompanhando esse movimento de mudança, a "revisão de currículo" é superior à média anual no período
Por Claudio Marques

13/02/2026 | 07h51

São Paulo, 13/02/2026 - Dados do Google Trends apontam que, entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro, houve aumento expressivo no interesse por termos ligados à mudança de área profissional e qualificação. 

O interesse se concentra nas segundas-feiras, cresce mais em janeiro – refletindo o "planejamento de ano novo", quando há um pico de interesse em crescimento profissional – e permanece aquecido em fevereiro, quando há a abertura de processos seletivos e programas de trainee, que ganham tração após o período de Carnaval.

Leia também: Profissionais 50+ ocupam 5% das vagas em call centers; conheça alguns deles

As buscas pela expressão "transição profissional" neste início de ano cresceram e atingiram o pico de 210% em comparação com o mesmo período de anos anteriores, impulsionado pelo desejo de mudança de área ou insatisfação. A média de crescimento em janeiro dos anos anteriores foi de 30% a 50%. Acompanhando esse movimento de mudança, a "revisão de currículo" mantém uma demanda 30% superior à média anual nesse período.

Currículo e curadoria

A revisão curricular vai além da atualização de informações, alerta a sócia da consultoria Elara Partners, Natalia Assarito. “Trata-se de um processo de curadoria da experiência profissional, que organiza trajetórias, resultados e responsabilidades de forma objetiva e compatível com os filtros utilizados em processos seletivos”, diz ela. 

Muitos profissionais experientes seguem sendo descartados antes da entrevista porque o currículo não comunica corretamente o nível de atuação e responsabilidade que já operam.” 

Para a executiva, buscar apoio de forma preventiva pode proporcionar resultados mais consistentes. “Quando a decisão ocorre antes de uma ruptura ou de sucessivas negativas, o processo é mais estratégico, menos reativo e com maior impacto no médio prazo”, conclui. 

Por outro lado, a busca por "consultoria de carreira", apesar de possuir um volume menor de buscas em comparação aos outros termos, demonstra uma intenção de contratação de serviço muito mais alta.

Leia também: Hard e soft skills: o que são as habilidades mais pedidas no mercado

Trabalho remoto

Ao mesmo tempo, as buscas no Google pelas expressôes "trabalho remoto" e "nômade digital" cresceram mais de 200% nos últimos meses. O dado poderia indicar que o foco do brasileiro não estaria apenas em mudar de empresa, mas em transformar o seu estilo de vida

A mentora e estrategista de carreiras femininas Thaís Roque ressalta a importância de se fazer um planejamento e acompanhamento para a transição de carreira. “Planejamento não é controle, é coerência”, afirma. 

Ela aponta alguns erros a evitar, quando o profissional estabelece metas para a carreira, como escrever a meta e não revisar, não transformar em rotina, não medir, não recalibrar. E recomenda o uso de um sistema simples semanal ou mensal de acompanhamento.

Leia também: Como fazer um currículo usando inteligência artificial passo a passo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias