Hard e soft skills: o que são as habilidades mais pedidas no mercado
Unsplash
Por Isabela Toledo e Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 27/01/2026 - A combinação entre hard skills, habilidades técnicas, e soft skills, competências comportamentais, se tornou indispensável para quem deseja ingressar ou evoluir no mercado de trabalho.
Atualmente, para que um currículo se destaque competitivamente, é essencial combinar habilidades técnicas com competências comportamentais.
Leia também: Especialistas apontam o trunfo do profissional 50+ em relação à IA
O que exatamente são soft e hard skills?
De acordo com o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum, em inglês), as empresas têm buscado profissionais capazes de unir conhecimento técnico a competências humanas, combinação que se tornou decisiva diante das transformações digitais.
As hard skills são as habilidades técnicas, ou seja, conhecimentos específicos que podem ser aprendidos de forma estruturada e medidos objetivamente. Essas competências estão diretamente ligadas à execução de tarefas e ao desempenho em funções especializadas.
Durante muito tempo, essas competências foram o principal critério de avaliação dos profissionais, justamente por serem mais fáceis de identificar e validar, como um diploma ou certificado.
Exemplos incluem análise de dados, programação, gestão de projetos, marketing digital e domínio de ferramentas tecnológicas, áreas apontadas como essenciais tanto pelo WEF quanto pelo LinkedIn, que monitora as tendências reais de contratação no mundo.
Já as soft skills se referem às habilidades comportamentais, relacionadas à forma como o profissional se comunica, se organiza e se relaciona com outras pessoas.
O WEF lista como tendências globais competências como criatividade, pensamento crítico, inteligência emocional, resiliência, comunicação e capacidade de aprendizagem contínua. E o LinkedIn destaca que comunicação, colaboração e resolução de problemas são hoje pilares para ambientes de trabalho mais eficientes.
Leia também: Como criar um currículo competitivo e conseguir novo emprego na maturidade
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a formação universitária deve integrar competências técnicas e socioemocionais para preparar estudantes para desafios contemporâneos.
Já o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) reforça que o mercado atual valoriza profissionais capazes de unir domínio técnico, comunicação eficiente e postura ética. O professor de administração Josué Silva, vice-presidente do CRA-RJ, destaca que o mercado exige muito mais do que conhecimento técnico.
Mais do que dominar técnicas, modelos e ferramentas, o profissional do futuro precisa desenvolver habilidades humanas como a comunicação, a escuta ativa e a resolução de conflitos”.
Ao ter contato com desafios reais, é possível perceber a interdependência entre hard skills e soft skills. Sem competências comportamentais, diz o docente, o conhecimento técnico perde força e não se sustenta no cotidiano profissional.
Leia também: Profissional qualificado está mais pessimista, mas ainda busca se movimentar
Conforme a plataforma Solides, de comportamento organizacional e gestão de talentos, as hard skills dizem respeito ao “saber fazer”, enquanto as soft skills representam o “como fazer”.
No mercado de trabalho, as soft skills têm ganhado cada vez mais espaço nos processos seletivos. Um levantamento publicado pela PUC, aponta que características como pensamento estratégico, capacidade de negociação e persuasão estão entre as mais valorizadas por recrutadores durante as contratações.
Leia também: 60+ no mercado de trabalho: onde estão os profissionais mais experientes?
O equilíbrio entre soft skills e hard skills mostra não apenas o que o profissional sabe fazer, mas também como ele age, se relaciona e contribui para o ambiente de trabalho.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
