Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Empreendedor brasileiro é o que mais utiliza redes sociais, aponta pesquisa global

Envato

Brasil lidera pesquisa no uso de redes sociais e análise de dados entre empreendedores de 51 países - Envato
Brasil lidera pesquisa no uso de redes sociais e análise de dados entre empreendedores de 51 países

Por Manuela França

redacao@viva.com.br
Publicado em 10/09/2025, às 15h20 - Atualizado em 11/09/2025, às 10h00

São Paulo, 11/09/2025 - Entre 51 países, o empreendedor brasileiro é o que mais considera importante o uso de redes sociais (89%) e ferramentas de análises de dados (71%) para o próprio negócio. Ele também é um dos que mais pretendem investir em tecnologias digitais.

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), com apoio do Sebrae, 80% dos empreendedores iniciais planejam utilizar mais tecnologias digitais nos próximos 6 meses. Além disso, 60% deles se preocupam com o uso de inteligência artificial e 69% com computação em nuvem para melhorar a estratégia da empresa.

A pesquisa do GEM,  também analisa o quanto os novos negócios são inovadores e o alcance deles, se atendem só a vizinhança, o Brasil inteiro ou até o mundo.

Por exemplo:

  • Um negócio com impacto nacional é aquele que atende clientes de várias cidades e usa um produto ou tecnologia nova no Brasil.
  • Um negócio com impacto internacional é aquele que atende outros países e traz novidades em nível mundial.
Fonte: GEM Brasil 2024

A pesquisa do GEM também analisa o quanto os novos negócios são inovadores e o alcance deles, se atendem só a vizinhança, o Brasil inteiro ou até o mundo.

À primeira vista, os números sobre inovação nos negócios brasileiros podem parecer pequenos, mas ganham importância quando consideramos a quantidade de pessoas envolvidas.

Leia também: Pequenos negócios usam tecnologia para se inserir no mercado internacional

Desde a pandemia da covid-19, os empreendedores brasileiros passaram a usar muito mais tecnologias digitais, principalmente nas vendas. Hoje, quase todos os empreendedores já usam alguma tecnologia nos seus negócios. É possível ver que a maioria também quer acelerar essa transformação digital nos próximos seis meses.

Fonte: GEM Brasil 2024

“É preciso que os modelos econômicos das grandes plataformas sejam cada vez mais integrados comercialmente, para que elas possam produzir um ambiente favorável fundamental na globalização, inclusive para os pequenos negócios. A inovação, a sustentabilidade e a inclusão são conceitos que não têm mais volta. Percebemos que, quando a pequena economia entra no cenário de inovação e digitalização, ela amplia oportunidades, com isso mais empregos e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Análise de dados no empreendedorismo 

De acordo com Décio, um empreendimento só consegue se manter no mercado a longo prazo se tiver um bom equilíbrio financeiro, cuidando do fluxo de caixa e dos investimentos em diferentes prazos. 

A análise de dados é uma das áreas em que a inteligência artificial pode ajudar bastante os pequenos negócios. A informatização facilita o controle eficiente das informações, especialmente as financeiras, o que ajuda na tomada de decisões mais precisas.

“É necessário ter uma previsão sobre os recursos que são necessários e sobre sua aplicação. Onde vai aplicá-los, como será a distribuição ao longo do tempo. Então, toda a gestão financeira ganha muito com análise de dados”, reforça.

Neste ciclo de 2024, a pesquisa entrevistou 2.000 adultos e 58 especialistas. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias