Vlada Karpovich / Pexels
São Paulo, 13/10/2025 - Com cerca de 13 mil funcionários acima dos 50 anos de idade, ou 28% dos seus 47 mil colaboradores, a empresa Sodexo utiliza o Guia de Orientação 50+ - As melhores práticas para a longevidade para orientar os colaboradores a fim de terem um envelhecimento saudável. “Um dos objetivos deste manual é garantir que as pessoas possam cuidar de maneira preventiva do corpo e da mente, com orientações adequadas para aqueles que já atingiram a maturidade”, informa o texto do guia.
A busca é pelo envelhecimento saudável, que permite a realização de atividades laborais e manutenção de todas as funções do corpo que possibilitem o bem-estar e autonomia. Por isso, aborda tópicos como saúde, vacinação, qualidade de vida, relações familiares, a importância dos estudos, lazer, sexualidade, saúde financeira, vantagens e desvantagens das previdências pública e privada e o Estatuto da Pessoa Idosa, entre outros.
Leia também: Especialistas comentam 7 mitos e fatos sobre a menopausa
“O guia traz temas importantes para essa fase da vida”, diz Lilian Rauld, gerente de Sustentabilidade e ESG da Sodexo, empresa global dedicada aos serviços de alimentação e gestão de instalações.
Com 70% dos 13 mil colaboradores 50+ sendo mulheres, um outro capítulo do guia é Climatério e Menopausa.
Segundo a executiva, nem sempre as mulheres têm informações sobre esse período da menopausa.
“Quero que mulheres jovens escutem e participem, para quando chegarem a essa fase, não seja uma surpresa”.
Em paralelo, a empresa possui um grupo, o "Que tal uma pausa?", voltado para a educação e o monitoramento de funcionárias nessas etapas da vida.
O grupo convida mulheres a participar de discussões, compartilhar dúvidas, dicas e informações, para melhor enfrentarem essa fase. Há rodas de conversa e materiais de apoio, para estimular um ambiente de compreensão sobre esse tema e promover acolhimento das pessoas que precisam de atenção com a saúde durante essa fase da vida. A iniciativa faz parte do Programa Você Bem, de Saúde Integral.
As atividades incluem palestras médicas “Esse grupo, para mim, está sendo extremamente importante neste momento”, afirma a supervisora de planejamento de demand Ivone Zeigler, de 53 anos. Aantes mesmo de completar 50 anos, ela já fazia parte do grupo de interesse sobre gerações. Zeigler chama a atenção sobre a necessidade de se manter a mente ativa. “Eu me coloco como uma eterna aprendiz”, afirma.
A supervisora ressalta a importância do aprendizado em tecnologia. “É muito legal, porque, graças à tecnologia, hoje eu trabalho na minha casa. Isso é muito bom, me dá muita qualidade de vida”, diz. “Vou ao escritório uma vez por semana, vejo todo mundo. Mas eu trabalho na minha casa, dá tempo para eu ir à academia, ler os meus livros. Contribui bastante para minha qualidade de vida”, declara. “Quanto mais idade vamos tendo, eu acho que vamos cada vez mais priorizando a qualidade de vida. E hoje eu tenho bastante.”
Leia também: Climatério e menopausa movimentam mercado milionário, aponta pesquisa
No Reino Unido, a Sodexo foi uma das primeiras a implantar uma política para mulheres no Climatério e Menopausa, que foi reconhecida, tendo recebido, em 2023, o selo Menopause Friendly Accreditation. Além de prepará-las para essa fase, o programa ajuda a diminuir o absenteísmo, reter talentos e fortalecer a cultura de inclusão etária e gênero.
Rauld também comenta a respeito da importância de orientar em relação a temas como saúde financeira e previdência privada, a fim de que possam ter mais tranquilidade quando se aposentarem. Nesse sentido, alerta, por exemplo, sobre a relevância de se guardar dinheiro para a aposentadoria e ensina a elaborar um orçamento familiar.
Leia também: Cresce o número de empresas que oferecem previdência privada a funcionários, diz Mercer
“Muitas pessoas não sabem o que é uma previdência privada”, comenta. Por isso, a empresa apresenta o assunto, mostrando que pode ser um apoio à saúde financeira após a aposentadoria.
Como diz o guia, “uma forma bem simples de entender o conceito de previdência privada é pensar que ela funciona como uma aposentadoria particular. Ou seja, as pessoas podem contratar um determinado tipo de serviço financeiro que vai entregar, como retorno, uma determinada renda nos anos pré-acordados em contrato”.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.