São Paulo, 14/07/202 - A
menopausa é um marco natural na vida das mulheres e representa a cessação da menstruação e da fertilidade. Ela acontece, em geral, entre 45 e 55 anos de idade, podendo haver variações.
Embora marque o fim da fase reprodutiva, não significa o fim da vida plena e saudável. Muito pelo contrário, explica Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra, responsável pelo ambulatório de ginecologia geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e médico colaborador de ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). “Hoje, com a expectativa de vida cada vez mais longa, especialmente entre as mulheres, a menopausa é o início de um novo capítulo em suas vidas, com oportunidades e desafios”.
Rossi diz que consultas médicas regulares são fundamentais para acompanhamento, avaliação dos riscos e orientação individualizada, mas que também é importante manter a alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras, para controlar o peso e prevenir doenças.
Conheça os principais mitos e fatos sobre menopausa
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de mulheres no Brasil estão na faixa etária do climatério e da menopausa, representando 7,9% da população feminina, mas apenas 238 mil foram diagnosticadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Veja a seguir sete mitos sobre essa fase da vida:
1. Menopausa acontece de forma repentina
Mito: Muitas pessoas acreditam que a menopausa ocorre de um dia para o outro.
Fato: A menopausa é precedida por um período chamado climatério, que pode durar vários anos. Durante esse tempo, os níveis hormonais começam a oscilar, e os
sintomas podem surgir gradualmente.
A endocrinologista Elaine Dias JK, PhD pela USP e metabologista, alerta, por exemplos, que os sintomas podem surgir muito antes do diagnóstico, dificultando o reconhecimento e o tratamento adequado.
“Muitas vezes, não acontecem as ondas de calor e nem sempre a mulher percebe as mudanças imediatas no ciclo menstrual, mas ela começa a sofrer com sintomas como insônia, dificuldade de concentração, cansaço persistente, alterações de humor e até mesmo ressecamento vaginal severo. Esses sinais não são reconhecidos de imediato como parte do climatério, o que atrasa o diagnóstico e o início do tratamento”, explica a médica.
2. Menopausa só começa aos 50 anos
Mito: Existe a ideia de que só mulheres mais velhas entram na
menopausa.
Fato: A idade média é por volta dos 50 anos, mas ela pode ocorrer naturalmente entre 45 e 55 anos. Em alguns casos, pode acontecer antes dos 40, sendo chamada de menopausa precoce.
3. Toda mulher engorda na menopausa
Mito: A
menopausa, por si só, não causa ganho de peso automático.
Fato: As alterações hormonais podem favorecer o acúmulo de gordura abdominal e mudanças no metabolismo, mas fatores como alimentação, atividade física e estilo de vida são determinantes.
“O que eu percebo bastante: as pacientes, quando estão no climatério, nesse período de pré-menopausa, que começa até oito ou dez anos antes da menopausa, apresentam uma redistribuição de gordura. A gordura começa a se acumular na região visceral, no abdômen, o que é muito comum. Também é frequente o ganho de peso, a diminuição do metabolismo e o aumento da vontade de comer doce”, observa Dias.
4. A menopausa elimina o risco de gravidez imediatamente
Mito: Algumas mulheres acham que não podem engravidar assim que os ciclos menstruais se tornam irregulares.
Fato: Durante o climatério, ainda há risco de ovulação esporádica. A menopausa só é confirmada após 12 meses sem menstruação. Até lá, é possível engravidar.
5. Toda mulher sofre com sintomas graves
Mito: Acredita-se que todas passam por sintomas como ondas de calor,
insônia, irritabilidade, etc.
Fato: Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa. Algumas mulheres têm poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras enfrentam desconfortos mais intensos. O mais importante é saber que sempre há o que fazer, basta procurar um especialista e verificar as opções mais indicadas para cada paciente.
6. Terapia hormonal é perigosa para todas as mulheres
Mito: A terapia hormonal deve ser evitada pois oferece riscos à saúde.
Fato: Esse recurso pode ser seguro e eficaz para aliviar sintomas, desde que indicada corretamente e acompanhada por um médico, levando em conta o histórico de saúde da paciente.
Ao mesmo tempo, é um mito pensar que ela é único tratamento para os sintomas da menopausa. "Há diversas opções e em alguns casos, apenas mudanças comportamentais e hábitos saudáveis podem ser suficientes. A prática de atividade física regular, por exemplo, é muito importante para, inclusive, fortalecer os ossos, combater a osteoporose e melhorar o humor, a ansiedade e a qualidade do sono", alerta Rossi.
7. Menopausa acaba com a vida sexual
Mito: A perda do desejo sexual é vista como inevitável.
Fato: Mudanças hormonais podem afetar a libido e a lubrificação, mas existem tratamentos e alternativas. A sexualidade pode continuar ativa e satisfatória com os cuidados adequados.