Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Enem 2025: segundo dia de provas deve receber 3,5 milhões de participantes

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Hoje se realiza o segundo dia de provas do Enem 2025 em todo o País. Dos 4,8 milhões de inscritos, mais de 17 mil são pessoas 50+ - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Hoje se realiza o segundo dia de provas do Enem 2025 em todo o País. Dos 4,8 milhões de inscritos, mais de 17 mil são pessoas 50+
Bianca Bibiano
Por Bianca Bibiano bianca.bibiano@viva.com.br

Publicado em 16/11/2025, às 08h59

São Paulo, 16/11/2025 - O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 neste domingo nas 27 unidades da Federação. A expectativa é de que cerca de 3,5 milhões de participantes compareçam às provas, que começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30, horário de Brasília.

Leia também: Saiba os horários do Enem e o que levar neste domingo, segundo dia da prova

A estimativa considera o número de pessoas que compareceram no primeiro dia do exame, que aconteceu no último domingo, 9, e representa 73% do total de cadastrados - que foi 4,8 milhões. Dentre os inscritos, mais de 17 mil têm 50 anos ou mais de idade

A jornalista Regina Helena Lima Diniz é uma delas. Aos 63 anos, se inscreveu no Enem em busca de uma nova formação profissional, em psicologia ou filosofia. "Ainda não escolhi. São dois sonhos da juventude, mas que ficaram para segundo plano", contou em relato enviado ao Viva.

Mulher 50+ com cabelos vermelhos sorri enquanto segura prova do Enem 2025 nas mãos
Enem 2025 teve mais de 17 mil inscritos com 50 anos ou mais de idade, dentre eles Regina Diniz, que aos 63 busca uma nova área de atuação profissional - Acervo pessoal

O interesse de pessoas com mais de 50 anos de idade na prova vem crescendo, oferecendo desde a possibilidade de ingressar pela primeira vez no ensino superior ou para começar uma nova carreira.

"Fazer a prova do Enem foi uma experiência alegre, que me emocionou. Aos 63 anos, voltei à Universidade Metodista de São Paulo, o mesmo lugar onde estudei jornalismo há quatro décadas. Desta vez, voltei como candidata do Enem, na fase dos 60+."

A prova do Enem permite ao candidato escolher entre diversas possibilidades de curso superior a partir da nota obtida nos dois dias do exame, considerando as provas de redação, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Neste domingo, as provas consideram apenas as duas últimas áreas citadas, conhecidas popularmente como área de exatas. As demais foram avaliadas domingo passado.

Leia também: Enem 2025: Inep divulga o gabarito com as respostas da 1ª fase; confira

Redação abordou o envelhecimento da população

Na semana passada, mais um motivo deu destaque ao público 50+ no Enem. A prova de redação teve como tema as 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira', o que levou a uma repercussão ampla sobre a participação desse público na educação e na sociedade.

"Quando abri a prova, a primeira ação foi folhear as páginas até o tema da redação [...]. Li o tema e sorri. Era como se a vida tivesse preparado aquele encontro. Escrever sobre o envelhecer, sobre a nova velhice – os desafios e a beleza de viver mais. Escrevi também sobre a coragem e os recomeços. Foi mais do que responder a uma proposta: foi escrever sobre mim."

Leia tambémTema do Enem 2025 provoca reflexões sobre envelhecimento e futuro do Brasil

Diniz também tem boas expectativas para o segundo dia de provas. "Na primeira, acertei 71 das 90 questões de ‘humanas’, mas o maior acerto foi ter voltado a experimentar, a me testar, continuar curiosa com o que está por vir. Neste domingo, farei a segunda etapa do Enem, esperançosa em abrir as portas da minha terceira graduação."

Informações importantes sobre o 2º dia do Enem 2025 

Nos locais de prova, os portões se abrem às 12h e se fecham às 13h. Para checar todas as informações, o candidato deve consultar seu cartão de confirmação de inscrição, disponível na página do participante (clique aqui para acessar o link oficial).

Ele apresenta informações essenciais para o exame, como o local de prova, a data e o horário das aplicações, o número de inscrição, além de dados sobre atendimento especializado e nome social (quando solicitados), e o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira.

Embora não seja obrigatória a apresentação do cartão no dia do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recomenda levar o documento impresso para facilitar o acesso e evitar contratempos.

A saída dos participantes será autorizada a partir das 15h30, sem a prova. Já aqueles que quiserem levar consigo o caderno de questões poderão deixar o local a partir das 18h30 minutos antes do final da aplicação regular.

Leia também: Medo dos números? Veja dicas de matemática para melhorar o desempenho no Enem

Cidades com datas diferentes

Algumas cidades são exceção e terão o Enem em outra data. Entre eles, os municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde o segundo dia do Enem está marcado para 7 de dezembro. A alteração se deve à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Já na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, ainda não há confirmação sobre a nova data - o exame foi cancelado devido a um tornado que atingiu a região e prejudicou os candidatos.

O que posso levar na prova?

Os candidatos devem apresentar um documento oficial com foto para entrar no local da prova (RG, CNH, CIN), seja na versão física ou digitalizado.

Outra recomendação é ter o cartão de confirmação da inscrição, visto que nele estão contidas informações importantes, como local, sala de prova e número de inscrição. A apresentação, no entanto, não é obrigatória.

Para a realização da prova só serão permitidas canetas esferográficas pretas, com corpo transparente. Os candidatos podem levar lanches e garrafas d’água, que estarão sujeitos à vistoria do fiscal responsável pela sala. Outros materiais escolares não serão permitidos (lápis, lapiseira, borracha, compasso e demais itens).

Leia também: Aluno aos 100 anos? Sr. Gilvan faz aulas semanais de desafios para o cérebro

Pode usar celular?

Dispositivos eletrônicos, como celulares, calculadoras, fones de ouvido e outros equipamentos são proibidos e podem acarretar na anulação da prova. Além disso, os inscritos não poderão realizar o exame usando óculos escuros, relógios, bonés, gorros ou artigos que cobrem o rosto. Nenhum material pode ser consultado durante as provas.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias