Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brAs inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025, foi encerrado dia 18 de julho. O programa oferece financiamento a estudantes de instituições privadas de ensino superior.
Segundo informações do Ministério da Educação, o Fies é uma iniciativa do governo federal que permite ao estudante cursar a graduação em uma faculdade particular com auxílio financeiro.
O valor do curso é pago diretamente à instituição e, após a conclusão da graduação, o aluno assume o compromisso de quitar a dívida de forma parcelada, de acordo com sua capacidade de pagamento.
Leia também: Dívidas do Fies poderão ser renegociadas a partir de novembro
Podem se candidatar ao Fies estudantes que participaram de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, desde que tenham alcançado nota média de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação.
Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
Leia também: IFRGS oferece curso grátis de inglês e espanhol com certificado; veja detalhes
Lançada em 2024, a modalidade Fies Social oferece condições ainda mais vantajosas para quem está em situação de vulnerabilidade. Nessa categoria, o financiamento pode cobrir até 100% do valor do curso, desde que o candidato tenha renda familiar de até meio salário mínimo e esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal. Saiba mais (aqui).
O processo de inscrição é realizado em etapas:
Após acessar a página do Fies, o estudante deve entrar com sua conta Gov.br, preencher dados pessoais e acadêmicos, indicar se deseja concorrer a vagas reservadas para grupos específicos (como pessoas com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas) e selecionar até três opções de curso, informando instituição, município e ordem de preferência.
É obrigatório declarar os dados de renda de todos os membros da família. Ao final, é essencial revisar todas as informações antes de concluir a inscrição.
Leia também: Faço EAD em cursos que tiveram regras mudadas pelo MEC: posso me formar?
A seleção dos candidatos leva em conta a nota do Enem e segue uma ordem de prioridade:
Vale citar que quem ainda tem débitos ativos com o programa não pode participar.
O resultado da chamada única será divulgado hoje dia 29 de julho. Os pré-selecionados devem complementar suas informações entre 30 de julho e 1º de agosto. Já a convocação da lista de espera ocorre entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Sim! Desde que a instituição e o curso tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para Medicina, o valor máximo financiado é de R$ 10 mil por mês. Cursos avaliados com conceito inferior a 3 não são elegíveis para o financiamento.
Leia também: MEC vai aumentar teto do Fies para o curso de Medicina
Além da avaliação do candidato, o Fies considera o conceito de qualidade do curso escolhido. Essa nota é baseada em critérios do Enade e visitas presenciais feitas por avaliadores do MEC. Cursos com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) que não melhoram são excluídos do programa.
Parte das vagas do Fies, incluindo as do Fies Social, é reservada para ações afirmativas. A quantidade de vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência varia conforme o perfil demográfico da unidade federativa em que está localizada a instituição escolhida.
Leia também: Quer aprender sobre finanças? Confira 16 cursos gratuitos com certificado
Para quem sonha com o diploma, o Fies pode ser a chave de acesso ao ensino superior. Mas é fundamental se atentar ao cronograma e aos critérios exigidos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.