Gestão de pessoas e profissional 50+ são temas de congresso e festival neste mês

Maturi

A Maturi Fest 2025 se propõe a oferecer experiência que combina aprendizado, prática e conexões com propósito - Maturi
A Maturi Fest 2025 se propõe a oferecer experiência que combina aprendizado, prática e conexões com propósito
Por Cláudio Marques claudio.marques@viva.com.br

Publicado em 05/08/2025, às 08h07

São Paulo, 05/08/2025 - O mês de agosto traz dois dos principais eventos da área de recursos humanos do País, envolvendo gestão de pessoas e profissionais 50+. São eles o Congresso Nacional de Gestão de Pessoas - Conarh 2025 e o Maturi Fest.

O Conarh é realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), está em sua 51ª edição e tem como tema "Potencializando Conexões". Terá três dias de eventos, de 19 a 21 de agosto, com mais de 100 palestras proferidas por cerca de 140 participantes e que resultarão em 40 horas de conteúdo, buscando compartilhar inovações e provocar reflexões sobre temas atuais da área de gestão de pessoas e o desenvolvimento humano. 

Entre as palestras e temas que estarão presentes estão futuro do trabalho e o papel do RH, IA da produtividade à transformação humana, novas dimensões da cultura organizacional: como evoluir na era do trabalho híbrido e remoto e saúde social e conexões humanas, entre muitos outros.

Leia também: Jornada 4x3: pesquisa indica que trabalhar menos poderia melhorar a saúde

“Entendemos que, hoje, os temas em recursos humanos estão se conectando”, diz Leyla Nascimento, presidente da ABRH nacional, referindo-se a ESG, cultura corporativa e inteligência artificial. “Na verdade, as empresas estão passando por muitas transformações, porque o modelo híbrido de trabalho trouxe uma ruptura de culturas”, afirma. Segundo ela, falar de IA, por exemplo, é abordar como o RH pode trabalhar melhor essa ferramenta. 

O evento vai apresentar cases de empresas que já se ajustaram a novas realidades. “O Conarh sempre traz cases para que as pessoas vejam os bons exemplos, e também o que não foi bom. Trazemos os dois lados”, declara. De acordo com Leyla, no ano passado o evento atraiu em torno de 51 mil pessoas nos três dias. “Neste ano esperamos mais ou menos o mesmo número e 4 mil congressistas”, afirma.

O congresso vai ocupar uma área total de 43 mil m², nos pavilhões 4 a 8, do SP Expo, localizado no Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes e a programação completa está disponível no site do Conarh 2025.

Profissional 50+

A 8ª edição do Maturi Fest, maior feira de trabalho e empreendedorismo 50+, vai ocorrer de 21 a 23 de agosto na Unip Paraíso. É realizado pela Maturi, especializada em empregabilidade, desenvolvimento e capacitação de profissionais com mais de 50 anos, em parceria com o Ministério da Cultura e propõe oferecer, de acordo com a organização, uma experiência transformadora que combina aprendizado, prática e conexões com propósito. 

Alguns números mostram a importância do público com mais de 50 anos. De acordo com dados e projeções do IBGE, há 60 milhões de pessoas 50+, que correspondem a 27,6% da população total de 217,7 milhões de brasileiros em 2024. Em dez anos, até 2034, a população acima de 50 anos aumentará em 17 milhões de pessoas enquanto a população total do País aumentará apenas 10,6 milhões. Ao mesmo tempo, de acordo com a Maturi, as empresas têm em média apenas 5% de sua força de trabalho com 50 anos ou mais.

A programação do MaturiFest inclui painéis, palestras e oficinas práticas. Entre os assuntos abordados estão: reinvenção de carreira, metodologias ágeis, inteligência artificial, entrevistas e currículos, marketing digital, finanças, storytelling, redes sociais, LinkedIn, Canva, WhatsApp Business, ESG, validação de ideias e muito mais.

Segundo Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, um dos grandes destaques deste ano será a MaturiConecta, feira de conexão e empregabilidade 50+, para que profissionais de RH de empresas apresentem como é trabalhar em suas organizações e até mostrem oportunidades. E, por outro lado, as pessoas 50+ se inscrevem e se aproximam de organizações que valorizam a Diversidade Etária. 

Outra atividade será o Acelera Maturi, concurso de startups 50+, que terá apresentações de pitches ao longo da programação e premiará o projeto vencedor com R$ 10 mil e 3 meses de mentorias com a Maturi. Também serão lançados dois estudos inéditos, um sobre educação financeira e outro sobre economia circular, ESG e sustentabilidade na maturidade. 

Nesta 8ª edição ainda haverá o lançamento da MaturiNegócios, plataforma digital que facilita a troca de produtos e serviços entre empreendedores maduros. A proposta inclui o uso de uma moeda virtual interna, permitindo negociações sem a necessidade de dinheiro físico. “O MaturiFest 2025 celebra os 10 anos da Maturi com uma imersão em aprendizado, reinvenção e conexões. Especialistas de diversos setores compartilham tendências, ideias e práticas que inspiram novas possibilidades na vida profissional e pessoal, tudo pensado para quem quer continuar crescendo com propósito e atitude”, diz Litvak.

Entre as várias palestras previstas estão Quem disse que empreender tem idade?, Hire to Retire: Longevidade de ponta a ponta, Longevidade em tempos de IA e Carreira 50+: recomeçar é para quem tem coragem. Na edição anterior, em 2024, o MaturiFest reuniu mais de 4 mil participantes online e 1.500 presencialmente. Foram 36 oficinas práticas, 28 painéis, 60 horas de conteúdo e a participação de 82 especialistas. 

Para 2025, a expectativa da organziação é ampliar ainda mais o alcance e o debate sobre temas como novas formas de trabalho 50+, mercado prateado, upskilling e reskilling, equidade e inclusão, saúde física e mental, segurança digital e inovação. O festival oferece duas modalidades de ingresso, presencial e online, ambas com versões gratuitas e pagas. 

A Unip está localizada na Rua Apeninos, 614 - São Paulo. A transmissão on-line será via Youtube da Maturi. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias