Grandes empresas têm diversidade e inclusão 50+ como estratégia de negócios

Divulgação Maturifest 2025

Quatro empresas foram convidadas pela MaturiFest 2025 para falar sobre diversidade e inclusão - Divulgação Maturifest 2025
Quatro empresas foram convidadas pela MaturiFest 2025 para falar sobre diversidade e inclusão
Por Paula Bulka Durães paula.bulka@viva.com.br

Publicado em 22/08/2025, às 18h31 - Atualizado às 18h57

São Paulo, 22/08/2025 - Tudo é possível com qualquer idade. Esse é o recado dos representantes das quatro empresas – McDonald's (Arcos Dorados), Assaí Atacadista, Accenture e L'Oréal Brasil –convidadas pela MaturiFest 2025 para falar sobre diversidade e inclusão como estratégia corporativa
Rogério Barreira, presidente no Brasil da rede de fastfood mais famosa do mundo, começou há 38 anos na empresa como atendente. Hoje, ele utiliza da experiência pessoal para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo, principalmente com foco em contratação de funcionários mais velhos. "É importante que os clientes entrem no McDonald's e se identifiquem com quem trabalha por lá. A diversidade é um pilar tão importante para nós quanto a inclusão", afirma.
Outro pioneiro em contratação 50+ é a rede atacadista Assaí, representada pela vice-presidente de Gestão de Gente e Sustentabilidade, Sandra Vicari. A empresária conta que a iniciativa para contratar profissionais com mais de 50 anos começou pelos açougues, grande ponto de venda para as unidades do supermercado.
"Precisávamos de pessoas com experiência, então fomos atrás de profissionais 50+. Eles atuaram como formadores do resto da equipe e hoje é uma política de todas as áreas da empresa. Criamos um banco de talentos exclusivo para esses profissionais".
Vicari reforça a importância de não só incluir trabalhadores mais velhos, como acompanhá-los e incentivá-los com cursos formativos. "Criamos uma trilha para profissionais 50+ com formação contínua", destaca.
O Assaí Atacadista hoje conta com 10% de toda a equipe formada por profissionais com mais de 50 anos, porcentual que a Accenture, empresa de consultoria tecnológica, está prestes a atingir. O sponsor da empresa, Alexandre Grizagordis, cargo concedido a líderes de pautas de estratégia, considera o principal pilar para mudar a cultura corporativa de idadismo, começar pela contratação de lideranças mais flexíveis e inclusivas. "Contratamos líderes 50+ para dar esse start."
Os cosméticos da L'Oréal Brasil são escolhas frequentes das brasileiras, independentemente da idade. Por isso, a diretora Daniela Nishimoto convida as empresas a refletirem a persona do consumidor na hora de montar a equipe. "Temos quatro gerações trabalhando aqui juntas, precisamos acolher os profissionais e potencializar talentos, deixando as pessoas serem quem elas são", pondera. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias