Hérnia de disco: Sintomas, Causas e Tratamentos
Foto: Freepik
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 11/01/2026 - A hérnia de disco é um problema na coluna vertebral que acontece quando uma parte do disco intervertebral sofre um deslocamento ou ruptura e passa a pressionar nervos próximos. O disco intervertebral serve como uma espécie de "almofada" entre os ossos da coluna, e quando esse disco se desgasta ou sofre muita pressão, ele pode “vazar” e pressionar algum nervo.
Leia também: Uso do celular pode adicionar até 27kg na coluna; saiba como prevenir
Segundo o Hospital Sírio-Libanês, a hérnia de disco possui três tipos, sendo elas:
- Hérnia de disco cervical: dor ou dificuldade de movimentar o pescoço, podendo afetar braços e mãos
- Hérnia de disco lombar: na parte debaixo das costas, podendo irradiar para os glúteos, pernas e pé
- Hérnia de disco torácica: dor no meio das costas. Geralmente a menos comum.
Quais são as causas da hérnia de disco?
Geralmente são causados por esforço excessivo ou trauma, mas há vários motivos que podem ocasionar, como:
- Má postura
- Sedentarismo
- Obesidade
- Fatores genéticos
- Envelhecimento natural
- Tabagismo
Leia também: Musculação, pilates ou natação: o que garante força muscular após os 50?
Sintomas da hérnia de disco
Ela pode ser assintomática ou provocar dor moderada, intensa ou tão forte que chega a ser insuportável, dependendo do grau e localização. Os sintomas mais comuns podem ser dor intensa na coluna ou dor que irradia para algum membro, como braço, mão, perna, pé, diminuição da força muscular, formigamentos, cãibras. Em casos graves, pode haver perda de controle da bexiga ou intestino, significando uma urgência médica.
O que pode piorar a hérnia?
Algumas ações podem piorar ou auxiliar o surgimento da hérnia de disco, como:
- Má postura. Muitas vezes não percebemos a postura que estamos em nossas tarefas no dia a dia, favorecendo o desgaste na coluna.
- Levantamento de peso. Um erro muito comum que as pessoas nem percebem que estão cometendo. Ao se abaixar para pegar algo, é normal flexionar a coluna para alcançar o objeto, forçando as costas para a frente, fazendo com que a coluna levante o peso. O adequado é levantar o objeto agachando para pegá-lo, flexionando os quadris e joelhos.
- Ausência de exercício físico. A prática deve ser feita regularmente para fortalecer os músculos.
- Ficar muitas horas sentado ou deitado na mesma posição
- Carregar bolsas ou mochilas pesadas de um lado só do corpo.
Leia também: 6 exercícios simples para fazer em casa e manter a autonomia na velhice
Para evitar a hérnia de disco, faça alongamentos regularmente, mantenha uma boa postura, faça exercícios físicos sempre com acompanhamento.
Diagnóstico e tratamento
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), normalmente, os principais exames de imagem realizados são: radiografia e ressonância magnética. O histórico clínico e o exame físico também são fundamentais para o diagnóstico. A maioria dos casos de hérnia de disco melhora com o tratamento sem cirurgia, mas depende da gravidade.
A cirurgia é indicada apenas quando a dor é muito intensa e não passa com outros tratamentos ou quando há comprometimento neurológico grave, como perda de movimento.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
