Incertezas econômicas e falta de mão de obra qualificada lideram preocupações de líderes

José Cruz/Agência Brasil

O levantamento sobre a preocupação de executivos ouviu mais de 3 mil gestores em 46 países, incluindo brasileiros de diversos setores - José Cruz/Agência Brasil
O levantamento sobre a preocupação de executivos ouviu mais de 3 mil gestores em 46 países, incluindo brasileiros de diversos setores

Por Manuela França

redacao@viva.com.br
Publicado em 28/08/2025, às 18h08 - Atualizado às 18h10

São Paulo, 28/08/2025 – A incerteza quanto ao crescimento econômico segue como a principal preocupação dos líderes empresariais no Brasil pelo segundo ano consecutivo. Segundo o Monitor Global de Liderança, pesquisa realizada pela Russell Reynolds Associates, 65% dos gestores brasileiros apontam o cenário macroeconômico instável como maior risco para os negócios. O índice representa uma alta de 10 pontos porcentuais em relação a 2024, que havia registrado queda de 16 pontos porcentuais entre o primeiro e o segundo semestre.

A pesquisa também aponta que essa preocupação é uma tendência mundial: 63% dos líderes ao redor do mundo também consideram a instabilidade na economia uma das maiores ameaças à saúde das organizações nos próximos 12 a 18 meses. Ao mesmo tempo, apenas 40% dos líderes mundiais dizem estar preparados para lidar com a incerteza econômica.
Leia também: Brasileiro está menos otimista com economia e mais esperançoso com vida pessoal, diz ESPM
A segunda maior preocupação, citada por 55% dos entrevistados, é a escassez de mão de obra qualificada. O resultado significa um crescimento de 9 p.p. após se manter estabilizado ao longo de 2024. Em terceiro lugar, 42% dos entrevistados apontam mudanças no comportamento do consumidor, enquanto 38% dividem-se entre carga tributária, mudanças tecnológicas e regulações mais rígidas como outros desafios.

Desafio

“O grande desafio dos executivos, neste momento, é transformar a incerteza em uma oportunidade de alinhamento estratégico e fortalecimento coletivo, preservando o foco nos objetivos de longo prazo”, afirma Flávia Leão, sócia-diretora da Russell Reynolds e country manager da consultoria no Brasil.
A Russel Reynolds é uma empresa de busca de altos executivos e uma consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças. O levantamento ouviu mais de 3 mil gestores em 46 países, incluindo executivos brasileiros de diversos setores, como consumo, serviços financeiros, saúde, tecnologia, indústria e serviços.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias