São Paulo, 17/07/2025 - Temas como vida pessoal e carreira têm despertado mais otimismo do
consumidor brasileiro, segundo a pesquisa “Expectativas e Esperanças”, realizada pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing (
CEAM) da ESPM. Por outro lado, os entrevistados se dizem menos esperançosos com relação a questões como os rumos da economia e segurança.
Na pesquisa, o público foi instado a se declarar como esperançoso, mediano ou desesperançoso sobre temas de interesses individuais e aspectos da sociedade em 2025, considerando mudanças sociais, políticas, econômicas e ambientais que impactam diretamente como as pessoas enxergam o futuro.
Ao responder sobre o grau de esperança para vida pessoal, em uma escala de 0 a 10, 60% dos entrevistados disseram ter esperança. Nesse ranking, a esperança em geral surge na sequência, com 52% de respostas positivas, seguida por esperança na carreira, com 51%, segurança (32%) e economia (31%).
Sociedade e esperança pessoal
Entre os entrevistados foi identificada uma maior desesperança quando se trata da sociedade (30%). Apenas 26% declararam estar esperançosos sobre esse tema e 44% se enquadraram entre os medianos.
No âmbito do consumo e gastos com bens de maior valor, a pesquisa apurou que mais de 40% pretendem gastar com moradia e 34% com meios de transporte.
Na avaliação de Evandro Luiz Lopes, diretor acadêmico de pesquisa e Pós Stricto da ESPM, os resultados reforçam a ideia de que a busca por estabilidade material continua sendo uma prioridade para o consumidor, especialmente em tempos de incerteza. “Carreira, emprego e realização individual aparecem como as áreas que concentram maior esperança, ao passo que temas como economia e segurança geram mais desconfiança”, acrescenta Lopes.