Envato
Publicado em 22/08/2025, às 18h12 - Atualizado às 18h36
São Paulo, 22/08/2025 - No intervalo da MaturiFest, a Escola Politécnica da USP e Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) inauguraram um projeto em conjunto, desenvolvido por ex-alunos, de reinserção de engenheiros com mais de 60 anos no mercado de trabalho.
O Inova Sênior une as duas universidades de ponta para aproveitar o bônus de pessoas idosas, que até 2070 representarão 37,8% da população brasileira, segundo estimativas do IBGE.
Para o diretor da PoliAlumni, plataforma de ex-alunos da Escola Politécnica, Duperron Ribeiro, o programa quer aproveitar desde já a energia dos profissionais mais maduros e experientes. "Estamos numa fase exponencial da tecnologia e da evolução. Se não tivermos engenheiros para acompanhar esse processo, o Brasil pode ficar muito para trás. É assim que surgiu a ideia”, explica.
Leia também: Mudar de carreira depois dos 50 é questão de coragem e propósito
Ribeiro mostrou no intervalo do Maturifest, festival de trabalho de empreendedorismo voltado para pessoas com mais de 50 anos, o contrato assinado pelas instituições. Segundo o diretor, o projeto pode solucionar o problema de falta de engenheiros no País, que atingiu em 2023 a escassez de 75 mil profissionais, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
"Vamos fazer tudo o que é necessário para reinserir esse profissional, seja mudando a cultura das empresas, montando startups, desenvolvendo projetos e consultorias, para colocar essas pessoas no topo e cobrir esse déficit."
O Sílvio Luís Samuel, Engenheiro Mecânico-Aeronáutico do ITA, classifica a iniciativa como pioneira e inovadora. "É uma parceria inédita, não existe nenhum projeto em conjunto de ex-alunos do ITA e da Poli. Vamos trazer juntos a oportunidade para os engenheiros se requalificarem, se adaptarem novamente as suas necessidades, aprender novas habilidades e se manterem ativos."
O projeto contará, inicialmente, com 200 engenheiros da Poli e do ITA, que receberão formação em novas tecnologias, como inteligência artifícial (IA), e poderão desenvolver novos projetos. Os encontros acontecerão em uma plataforma digital e em eventos presenciais. O programa não é remunerado, mas, de acordo com as instituições, deve estimular as empresas a contratarem profissionais mais velhos, oferecendo o preparo necessário.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.