Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Sem planejamento, quase metade dos brasileiros não sabe como vai pagar o IPVA

Envato

Pagamento já pode ser feito na rede bancária ou via PIX, com desconto de 3% para pagamento à vista em cota única - Envato
Pagamento já pode ser feito na rede bancária ou via PIX, com desconto de 3% para pagamento à vista em cota única
Por Fabiana Holtz

08/01/2026 | 17h23

São Paulo, 08/01/2026 – Ter um veículo na garagem é um grande sonho dos brasileiros, como o da casa própria, entretanto, as despesas implícitas na compra e manutenção desse bem devem ser levadas em conta para que essa alegria não se transforme em pesadelo. Pesquisa recente da Serasa aponta que entre os proprietários de veículos 47% não sabem como vão pagar ou nem pensaram no pagamento do IPVA, um reflexo da falta de planejamento financeiro de boa parte da população.
Esse é um imposto que deve ser pago anualmente em janeiro por quem é proprietário de veículo. O pagamento já pode ser feito na rede bancária ou via PIX, com desconto de 3% para pagamento à vista em cota única ou parcelado em até 5 vezes sem desconto. O valor para 2026 pode ser consultado no Sistema de Veículos (Sivei).

Parcelamento

De acordo com a pesquisa, com relação à forma de pagamento, 43% afirmam que pretendem pagar o imposto parcelado, enquanto 30% dizem optar pelo pagamento à vista. Outros 27% ainda não decidiram se vão pagar à vista ou parcelar.
Segundo o levantamento, o IPVA está entre os gastos que mais pressionam o orçamento para se manter um veículo. Entre os entrevistados, 38% afirmaram que o imposto está entre as despesas anuais que mais pesam no bolso, superando custos como manutenção (23%) e combustível (23%). Outro dado preocupante é que 48% diz já ter deixado o IPVA atrasar em anos anteriores, sendo que, 25% destes fizeram mais de uma vez.
Além disso, 88% dizem sentir o acúmulo de despesas do início do ano como um fator de estresse financeiro, já que o imposto concorre com outros compromissos sazonais, como material escolar, matrículas e dívidas parceladas do fim do ano. 
Aline Vieira, especialista em educação financeira da Serasa, ressalta que o IPVA é uma despesa previsível para o início do ano, mas ainda assim pega muitos motoristas de surpresa. "Isso acontece porque o planejamento financeiro nem sempre é feito ao longo do ano, o que concentra o impacto no orçamento logo nos primeiros meses”. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias